Quais são as causas de água manchada de rosa e vermelho?

Escrito por jean asta | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas de água manchada de rosa e vermelho?
Quando a água fica rosa ou vermelha, você pode precisar tomar medidas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Água rosa ou vermelha e manchas em torno de encanamentos podem ser causadas por diversos agentes. Ferrugem ou outros depósitos minerais que tenham se ficado dentro do tubo podem ser os culpados. Em uma piscina ou em casas onde filtros removem cloro, a causa pode ser bacteriana. Algumas dessas situações são inofensivas, enquanto outras precisam de uma ação corretiva.

Outras pessoas estão lendo

Piscinas

Se cuidar da sua piscina e monitorar o equilíbrio de substâncias químicas com cautela, você não deve se deparar com água com alterações de cor ou turva. O aparecimento de água vermelha ou rosa pode ser relacionado a bactérias. Verifique os níveis de cloro em sua piscina e veja se um ajuste não faz diferença. Se o problema persistir, verifique suas tubulações. Tubos de ferro ou de cobre podem ficar corroídos e causar o colorido ou as manchas. Se dois metais diferentes estiverem ligados um ao outro, tal como um tubo de cobre com um encaixe de alumínio, pode ser necessário utilizar um sistema de ionização para ajudar a controlar a descarga de íons de coloração na água. Você também pode verificar a sua fonte de água para ver se tem como filtrar alguns depósitos antes de chegarem à piscina.

Bactérias do ferro

Manchas vermelhas, rosas ou cor de ferrugem em torno das tubulações podem ser o resultado de bactérias do ferro. Como a água passa através de um sistema e em suas tubulações, ela carrega certas bactérias do ferro que podem manchar objetos, fazer com que a água tenha gosto ou cheiro estranhos, e, eventualmente, entupir tubulações e bombas. Há pouca chance deste tipo de bactéria representar um risco para a saúde, mas você deve contactar sua companhia de água local para relatar a situação e pedir conselhos. Um sistema de filtração doméstico pode ajudar a controlar a situação.

Serratia marcescens

Se as manchas rosas ou vermelhas forem mais parecidas com lodo e frequentes em vasos sanitários, em torno de chuveiros e banheiras, e até mesmo em pratos de água do animal de estimação, você pode estar frente a frente com uma bactéria chamada Serratia marcescens. É uma bactéria encontrada na maioria dos ambientes, mas que se reproduz bem em áreas úmidas que também contenham fósforo ou substâncias gordurosas. Uma vez que as bactérias surjam, elas precisam ser tratadas, mas provavelmente retornarão. Para acabar com o problema, lave todas as áreas afetadas com uma escova de limpeza e uma solução de desinfecção. Use, então, cloro, o qual você deve deixar no local por 10 a 20 minutos antes de enxaguar completamente.

Água de poço

Se você tem problemas com manchas rosadas ou vermelhas e usa um poço particular, sua água deve ser testada para se certificar de que é seguro continuar usando-a.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível