Quais são as causas do alto índice de colesterol LDL?

Escrito por lori newell | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas do alto índice de colesterol LDL?
Uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis ajudam a controlar seu colesterol (health food image by rlat from Fotolia.com)

Saber quais são seus níveis de colesterol e mantê-los saudáveis ajuda a diminuir os riscos de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral. Algumas causas do aumento dos níveis de colesterol nem sempre estão sob seu controle, enquanto outras são consequências diretas do estilo de vida que você escolhe. Existem dois tipos de colesterol que seu médico vai testar: HDL, ou lipoproteínas de alta densidade, e LDL, ou lipoproteínas de baixa densidade. O HDL é chamado de colesterol "bom", porque estimula seu corpo a excretar colesterol. LDL é considerado como colesterol "ruim" porque ele estimula seu corpo a armazená-lo. A meta é aumentar seus níveis de HDL e diminuir os de LDL. Esse texto o ajudará a entender o que causa um nível elevado de colesterol LDL.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Ter seu nível de colesterol elevado aumenta o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Níveis de colesterol de 200 mg/dL ou superiores são considerados muito altos. Se seu nível de colesterol total é 240 mg/dL ou superior; você está correndo um risco muito alto. Para o colesterol chegar em suas células ele precisa ser transportado pelo LDL. Quando seus níveis de LDL são altos, ele pode se unir a gorduras, se acumular nas paredes das artérias e entupi-las. Isso reduz o fluxo sanguíneo e aumenta a chance de ruptura das plaquetas. Um coágulo sanguíneo pode se formar e impedir que o sangue flua em direção ao coração e ao cérebro causando ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Se você estiver sob risco muito alto, sua meta deve ser menor que 70, se estiver sob risco alto, menor que 100, se estiver sob risco moderado, menor que 130, e se estiver sob baixo risco, menor que 160.

Dieta

O colesterol é produzido pelo nosso corpo e também é encontrado nos alimentos que comemos. Comer alimentos com alto teor de gorduras saturadas e colesterol vai aumentar seus níveis de colesterol total e de LDL. É importante ler o rótulo dos alimentos, já que mesmo que estejam listados como "completamente natural" ou "pouca gordura" podem conter substâncias que aumentam seus níveis de colesterol. Entre os alimentos com alto teor de gordura saturada estão fígado, salsicha, bolonha, salame e cachorros-quentes. Todos eles podem aumentar seus níveis de LDL. Leite integral, queijo e outro produtos de consumo diário também não são uma boa alternativa. Você precisa vigiar a ingestão de óleos vegetais feitos de coco, dendê e cacau.

Fumo

De acordo com a Associação Americana do Coração, fumar pode baixar seus níveis de HDL, o colesterol bom. Fumar também faz com que seja difícil se exercitar e realizar atividades físicas o suficiente. Se exercitar regularmente é um passo importante para baixar os níveis de LDL. A Associação Americana do Coração afirma que quando você para de fumar seus riscos de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais caem pela metade depois de apenas um ano de abstinência. Seus riscos continuam diminuindo até ficarem tão baixos quanto aos de um não fumante.

Sedentarismo e obesidade

Ser sedentário pode colaborar para aumentar seus níveis de colesterol LDL. Quando você participa de exercícios cardiovasculares, você estimula seu corpo a responder buscando mais sangue e oxigênio para satisfazer as necessidades do corpo. Isso ajuda a deixar seu coração forte e a manter suas artérias limpas. Ser inativo pode levar à obesidade, que também aumenta seus riscos. Estar acima do peso pode elevar seus níveis de triglicerídeos, diminuir os de HDL e aumentar os de LDL.

Genética

Ter um histórico familiar de colesterol alto aumenta seus riscos. Conhecer o histórico médico de seus pais, avós e outros membros da família vai ajudá-lo a conhecer seus riscos. Estudos da Associação Americana do Coração mostram que o acúmulo de gordura nas artérias pode começar na infância e levar a níveis mais altos de colesterol no sangue, e isso é levado até a idade adulta. Saber essas informações permitirá a você escolher hábitos de vida mais saudáveis para compensar sua predisposição genética ao colesterol alto. Além disso, existem várias doenças de desordem lipídica que podem ser herdadas. Essas condições podem causar um colesterol total alto, HDL baixo e triglicerídios alto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível