Quais são as causas da baixa contagem de glóbulos brancos em felinos?

Escrito por elizabeth tumbarello | Traduzido por alessandra martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas da baixa contagem de glóbulos brancos em felinos?
Um veterinário pode determinar a causa da baixa contagem de células brancas no sangue do seu gato (Comstock/Comstock/Getty Images)

Existem vários tipos de glóbulos brancos. Alguns deles simplesmente não estão presentes ou então se apresentam em pouca quantidade em felinos saudáveis. Já outros tipos são cruciais e uma redução pode indicar um problema. A leucopenia é o termo clínico para uma baixa contagem total de células brancas e é associada a certas drogas, doenças ou enfermidades.

Outras pessoas estão lendo

Medicamentos

Alguns medicamentos podem afetar a contagem de células brancas no sangue dos felinos. Os corticosteroides usados ​​para controlar inflamações, os anticonvulsivos usados ​​para controlar convulsões e os quimioterápicos utilizados para combater o câncer são as principais causas da baixa contagem de glóbulos brancos em felinos. O estrogênio também pode provocar uma leitura anormalmente baixa dessas células. Alguns vermífugos, medicamentos para pressão arterial, antibióticos, medicamentos antifúngicos e para a tireoide também podem levar a uma diminuição nos níveis de glóbulos brancos. Antes de realizar o exame de sangue, avise ao veterinário sobre qualquer medicamento que o seu gato esteja tomando, prescrito ou não.

Doenças infecciosas

O simples ato de lutar contra uma doença infecciosa pode deixar os gatos com uma contagem baixa de glóbulos brancos. Embora os níveis dessas células aumentem inicialmente para combater infecções virais ou bacterianas, o progresso continuado de uma doença infecciosa os reduzirá. A salmonelose é uma doença infecciosa que reduz a contagem de glóbulos brancos desde o início, é provocada pela bactéria salmonela e se espalha através do contato com fezes contaminadas.

Doenças

As doenças não transmissíveis às vezes são as responsáveis ​​pela redução na contagem de glóbulos brancos felinos. O câncer é uma causa possível para uma contagem baixa, e os remédios usados para tratá-lo também costumam ter esse efeito. Como todas as células do sangue, incluindo os glóbulos brancos, são feitas na medula óssea, as doenças ou distúrbios que afetem essa área podem causar uma redução dos níveis de glóbulos brancos em felinos. A hipoplasia e a aplasia da medula óssea são dois desses distúrbios. O estresse provocado pelas visitas ao veterinário pode causar uma redução temporária da contagem de células brancas do sangue, pois o corpo ativa o mecanismo instintivo de "lutar ou fugir". O estresse de uma doença não transmissível e de longa duração também pode levar a uma diminuição dos níveis de glóbulos brancos. As doenças autoimunes e a sepse também são ocasionalmente responsáveis ​​por baixos níveis de glóbulos brancos em felinos.

Panleucopenia felina

A panleucopenia felina (FPV, em inglês), também conhecida por cinomose ou praga de gato, é causada por um vírus semelhante ao do parvovírus canino. Ela é transmitida através do contato com fluidos corporais infectados e do contato com pulgas. Essa doença também pode ser transmitida por germes ou objetos inanimados em contato com um animal infectado. A panleucopenia é capaz de se espalhar entre gatos, furões e martas, mas não é transmissível aos seres humanos. Muitas vezes fatal, ela ataca o revestimento do estômago e intestinos. Os sintomas incluem letargia, confusão, depressão, diarreia com sangue, vômitos, perda de apetite, diminuição da sede e auto-mutilação. A morte ocorre com frequência por conta de uma infecção secundária, já que a panleucopenia deixa o sistema imunológico enfraquecido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível