Mais
×

Quais as causas do Big Bang?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A teoria do Big Bang -- a ideia de que o tempo e o espaço surgiram da explosão de um ponto infinitamente denso -- tem inspirado um boom de discussões. Especialmente controversa tem sido a questão do que causou o Big Bang, sobre se ele levou ao surgimento do tempo e espaço.

A teoria do Big Bang inspira um boom de debates (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Efeitos teorizados

A explosão teorizada que levou o universo ao que observamos hoje iniciou uma rápida expansão de átomos e espaço. Esta expansão começou em um ponto infinitamente denso, chamado singularidade, que, com o tempo, formou as estrelas e galáxias. Segundo os teóricos, a explosão foi tão poderosa que a expansão resultante poderia ultrapassar a força da gravidade e, por um período de tempo, a velocidade da luz. Já que o tempo e o espaço definem o universo físico, e nenhum dos dois existia antes da explosão da singularidade, então diz-se que, em teoria, o Big Bang tornou o universo físico possível.

Ideias sobre a causa

Formar uma conclusão sobre o que levou ao Big Bang se prova uma tarefa particularmente ardilosa para os cientistas. Estudos científicos envolvem a vida e a matéria do universo físico, mas a causa do Big Bang, já que ele inclui o tempo e o espaço, pode apenas ser retirada disto. Assim, como diz o físico Paul Davies em seu livro "Cosmic Jackpot: Why Our Universe is Just Right for Life", os cosmologistas não podem, de um ponto de vista puramente físico, discernir o que causou o Big Bang. Eles podem apenas inferir possibilidades.

Controvérsias

O livro "Cosmic Jackpot" vai além: "Se não houve tempo ou espaço antes do Big Bang para um fator causativo existir, então nós não podemos atribuir causa física alguma para o Big Bang". Uma declaração como esta pode ser vista como uma tentativa astuta de pregar a existência de deus ou de um poder maior, o que alguns acreditam ser uma fantasia ou superstição que insulta o pensamento racional. O livro retoma Aristóteles, o dito avô da lógica, que disse: "O mundo foi feito com e não no tempo". Esta aparente referência a uma entidade inteligente que supera o tempo e que fez o mundo físico resume o que é ainda um assunto controverso.

Conclusões

Mesmo assim, de um ponto de vista puramente físico, ninguém pode formar uma conclusão sobre a causa do Big Bang teorizado. Os cientistas continuam a discutir o que aconteceu após o evento momentâneo em que o espaço e o tempo se manifestaram. No entanto, o físico Daves, em seu livro "Superforce", observa um detalhe que dá aos teóricos inteligentes do modelo mais força. Ele aponta o fato de a expansão do universo ter sido rápida o suficiente para escapar da força da gravidade, mas lenta o suficiente para que a matéria não tenha se dispersado e tornado a vida impossível. Na conclusão do cientista: "O Big Bang não foi, evidentemente, qualquer explosão velha, mas uma explosão de magnitude arranjada de modo esquisito".

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article