Quais as causas do cansaço constante?

Escrito por venice kichura | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as causas do cansaço constante?
Se você estiver cansado na maior parte do tempo e não souber o porquê, há chances de que exista uma causa subjacente (Allison Choppick -- Stock.xchng Image)

É normal sentir-se cansado algumas vezes, especialmente se você trabalha muito. No entanto, se estiver cansado na maior parte do tempo e não souber o porquê, há chances de que exista uma causa subjacente. De acordo com o site Wrong Diagnosis.com, cerca de 500 mil americanos sofrem de uma doença chamada síndrome da fadiga crônica. Outros simplesmente sentem-se cansados por vários outros motivos. Antes de tratar sua fadiga, é importante saber as razões de seu cansaço constante.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O cansaço constante é um sentimento de exaustão, letargia e fraqueza além da fadiga normal. Os fatores que levam a esse distúrbio podem variar de causas médicas, como a recuperação de uma doença ou condição médica séria a razões psicológicas.

Síndrome da fadiga crônica

A síndrome da fadiga crônica é a doença mais associada ao cansaço constante. Embora não se saiba ao certo o que a causa, ela é, frequentemente, o resultado da passagem por uma infecção viral recente, normalmente no trato respiratório superior. Essa doença pode ter sido um resfriado comum, uma gripe ou um transtorno digestivo que tenha causado vômito ou diarreia.

Doenças ou enfermidades

O câncer é uma das principais doenças que podem causar fadiga. Doenças do coração também podem causar cansaço constante. Outras doenças e enfermidades incluem a cirrose, diabetes, hepatite, esclerose múltipla, mal de Parkinson, artrite reumatoide e refluxo gastroesofágico.

Condições médicas

A hipoglicemia e a hipotensão (pressão sanguínea baixa) podem levar à fadiga constante. A anemia e as mudanças nos níveis hormonais também podem ser fatores. O hipertireoidismo e o hipotireoidismo podem resultar no cansaço contínuo. Transtornos do sono, como a apneia do sono, podem levar à fadiga constante. Fibromialgia é uma condição crônica que causa fadiga, dores musculares e fragilidade, assim como rigidez nos músculos, articulações e tendões.

Tratamentos para doenças

Além de combater doenças, tratá-las pode levar à fadiga crônica. Por exemplo, depois da cirurgia, os pacientes precisam, algumas vezes, de descanso prolongado. Outros fatores induzidos pelo tratamento podem incluir o tratamento com remédios, usando medicações e terapias, como antidepressivos, anticonvulsivantes, quimioterápicos e medicamentos para pressão sanguínea.

Fatores psicológicos e psicossociais

Os fatores psicológicos para a fadiga constante podem envolver a depressão, abuso de substâncias, transtornos alimentares, transtornos de ansiedade, esquizofrenia, demência e alucinações. As pessoas podem também sofrer de cansaço constante por causa de problemas psicossociais, incluindo divórcio, separação marital, pobreza, transtornos devido ao luto e transtornos do sono.

Problemas fisiológicos

O cansaço crônico pode ser causado por condições como gravidez, transtornos do sono ou mudanças nos horários de trabalho. Outros exemplos de fatores fisiológicos podem incluir lidar com barulho, condições de temperatura e altitude extremas, esforço excessivo e jet lag (cansaço devido à mudança de fuso horário).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível