Quais são as causas de cansaço extremo nas pernas?

Escrito por kim norton | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas de cansaço extremo nas pernas?
Vários fatores podem estar lhe causando dores nas pernas; leia um pouco mais aqui para entender melhor sobre o assunto (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Por que minhas pernas estão tão cansadas?

Existem muitas causas possíveis de extremo cansaço nas pernas, incluindo uma infecção crônica (aquela na qual você está sempre com uma febre baixa no membro), os efeitos colaterais da radioterapia ou quimioterapia, síndrome da fadiga crônica e condições auto-imunes relacionadas, esclerose múltipla e excesso de peso por causa da gravidez ou obesidade. Você pode precisar verificar tudo isso, mas pode ser útil verificar primeiro se o seu cansaço pode ser causado pela síndrome das pernas inquietas.

O que é a síndrome das pernas inquietas?

Síndrome das pernas inquietas (RLS) pode não soar como um problema sério a se enfrentar. Você pode não saber que apresenta RLS, pois este é um distúrbio do sono. Com RLS, quando você está dormindo, ou em um estado de vigília realmente relaxado, seu corpo ainda recebe mensagens do cérebro para mover ou empurrar suas pernas. Você também pode sentir sensações desagradáveis ​​de formigamento, arrepios, comichão ou mesmo sentimentos dolorosos em suas pernas. Mas se você estiver dormindo enquanto a síndrome ocorre, é possível não estar ciente destas sensações.

O que pode causar esta síndrome?

RLS tem muitas causas. A Gravidez, especialmente no último trimestre, pode provocar sintomas, embora estes geralmente desapareçam cerca de um mês depois de dar à luz. Se você tem anemia (baixos níveis de ferro no sangue), a síndrome pode se desencadear em seu organismo, sendo controlada com a cura da deficiência de ferro. Condições crônicas tais como diabetes, doença de Parkinson, insuficiência renal e neuropatia periférica (perda de sensação e / ou dormência) nas pernas e pés também podem contribuir para o surgimento da RSL. Dieta e meio ambiente também são fatores importantes a serem considerados.

Como eu me testo para RLS?

Não existem testes para RLS. Um bom diagnóstico depende de sua explicação clara e extensa dos sintomas ao seu médico. Você também pode querer ir para uma clínica de distúrbio do sono. A falha em reconhecer e tratar o seu RLS pode afetar sua saúde, seu trabalho e sua vida pessoal.

Quais remédios ou tratamentos existem?

Seu médico pode prescrever medicamentos para tratar o seu RLS, uma vez que os distúrbios causadores da síndrome tenham sido resolvidos e eliminados. Essas drogas podem incluir o ropinirol (Requip), clonazepam (Klonopin), Halcion, Valium e L-Dopa. L-Dopa (que aumenta os níveis de dopamina no cérebro) está contida na bromocriptina (Parlodel) e pergolida (Permax). Todos estes medicamentos têm efeitos colaterais, e portanto é sábio tentar fazer alterações no estilo de vida e na dieta antes de recorrer a medicamentos químicos e sintéticos. Experimente também como alternativa remédios e suplementos fitoterápicos, que são também opções mais saudáveis do que remédios convencionais.

Tratamentos alternativos

A dieta é a chave. Reduza o consumo de cafeína, álcool, sódio e açúcar. Se você é anêmico, adicione ácido fólico, magnésio e suplementos de ferro à sua alimentação. Adicione vitamina E e aumente a quantidade de produtos ricos em potássio (bananas e abacates) e cálcio (brócolis, sardinha e amêndoas). Remédios herbais também podem ser úteis. Tente camomila e chá de hortelã, erva de São João e melatonina. Exercício regular leve e técnicas de relaxamento como ioga, pilates e biofeedback são boas alternativas. Acupuntura também ajuda. Uma massagem com óleos essenciais como lavanda, especialmente antes de dormir, vai ajudá-lo a ter uma boa noite de sono.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível