Quais as causas para um cavalo mancar?

Escrito por sheri lamb | Traduzido por aline corvetto
Quais as causas para um cavalo mancar?
Cuide de seu cavalo a fim de que ele não se debilite (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Proprietários de cavalos devem prestar atenção em seus animais a fim de reparar se eles estão mancando. Ao contrário dos cães -- que ganem quando estão aflitos -- cavalos não emitem sons para demonstrar que sentem dor. Uma dieta saudável e bem balanceada e exames de rotina prevenirão seu cavalo de se debilitar.

Laminite e síndrome navicular

A doença laminite -- uma das principais causas de manqueira em cavalos -- causa a inflamação da parede do casco e muitas vezes é causada por uma dieta rica em grãos ou uma infecção. A infecção não necessariamente é originada no casco para se desenvolver lá. Síndrome navicular também afeta a pata e é muito comum. O navicular, parte traseira da pata, une os ligamentos e o tendão. Uma leve inflamação já basta para causar muita dor ao animal.

Pernas

Dores nas pernas é um problema comum em cavalos devido ao seu tamanho. As pernas desses animais são finas em comparação ao resto do corpo. Esse problema é especificamente comum em animais acima do peso que são pesados e suscetíveis a lesões. Falta de exercício aumenta o problema, pois a redução de força nas pernas torna o cavalo incapaz de lidar com o peso. Um cavalo que trota fora do centro provavelmente tem um problema na perna.

Pata

Às vezes seu cavalo pode ter algum objeto, como graveto ou pedra, preso na ferradura. O objeto desgasta o casco do cavalo a ponto do animal não conseguir mais pôr o peso na pata ou põe muito pouco peso em cima dela. Observe se o seu cavalo arrasta alguma de suas patas quando caminha. Você precisará trocar a ferradura e passar uma pomada na ferida. Deixe o cavalo descansar por vários dias antes de recolocá-lo em movimento.

Inspeção

Um proprietário de cavalo ou um veterinário analisará o casco para ver se há excesso de calor, dor e inchaço. Ele também verificará se há desgaste irregular nos cascos. o veterinário, então, focará na perna do cavalo procurando por calor, dor e inchaço. Os tendões e as juntas serão apalpadas para ver se o animal reage a dor. Receber um veterinário regularmente pode prevenir que seu cavalo não se debilite.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível