Quais as causas do som de chocalho debaixo do carro quando se acelera ou muda de marcha?

Escrito por paul novak | Traduzido por victor rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as causas do som de chocalho debaixo do carro quando se acelera ou muda de marcha?
Componentes do sistema de escape soltos podem fazer barulho na parte inferior da carroceria (exhaust pipe image by A74.FR Ben Fontaine from Fotolia.com)

Uma das formas mais comuns de perceber problemas no carro é quando ele começa a produzir sons incomuns. Um desses barulhos comuns é o som de chocalho vindo de baixo do carro que é ouvido ao trocar de marcha ou acelerar. Pode-se tomar esses sons como uma dica de que algo em baixo do carro está solto ou danificado e, por conta disso, movendo-se mais do que deveria, fazendo contato com outros componentes da área inferior da carroceria.

Outras pessoas estão lendo

Cano de descarga solto

O sistema de escape na maioria dos veículos está conectado ao motor e percorre todo o comprimento do carro, terminando no cano de escape, na traseira. Esse sistema fica suspenso a partir do chassi por ganchos de metal e suportes de borracha. Tais elementos permitem que o sistema de exaustão mova-se um pouco para compensar as vibrações e movimentos gerados pelo motor, pois, caso o sistema fosse fixado de forma rígida ao corpo do veículo, eles poderiam causar danos. Se algum desses ganchos ou suportes soltarem ou forem danificados, um movimento excessivo do sistema de escape irá ocorrer, fazendo com que partes do sistema entrem em contato com o corpo do veículo durante a aceleração ou na troca de marcha.

Blindagem térmica

Alguns sistemas de escape possuem uma blindagem térmica que protege as peças da parte inferior do carro do calor gerado pelo catalisador ou pelo silenciador. Quando essas blindagens são danificadas ou soltam-se, elas podem entrar em contato com o catalisador ou o conversor e gerar um barulho de chocalho ou de pancadas.

Juntas universais

As juntas universais conectam o eixo à transmissão e aos pneus do carro, permitindo que ele mova-se juntamente à suspensão quando o veículo estiver sendo conduzido em superfícies irregulares. As juntas universais se desgastam e, assim, as folgas de seu rolamento aumentam, fazendo com que as articulações afrouxem, permitindo que o eixo mova-se excessivamente. Isso é percebido quando um som metálico é produzido ao colocar o veículo em marcha, vibrando quando o veículo é acelerado e chacoalhando quando o veículo se move.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível