Quais as causas para coceira nos seios?

Escrito por louise tremblay | Traduzido por marcelo couto
Quais as causas para coceira nos seios?

Sabonetes e produtos para a pele podem causar irritação e coceira

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Os seios contêm tecido glandular especializado que suporta a lactação e é cercado por células de gordura, vasos sanguíneos, nervos, nódulos linfáticos e outros tecidos conjuntivos -- tudo coberto por pele com glândulas sudoríparas e folículos capilares. Mulheres podem ter coceira na pele em cima, em volta ou abaixo dos seios, levando ao desenvolvimento de assaduras, pele escamosa e irritação. Essa coceira pode apresentar desconforto temporário ou indicar a presença de um problema oculto muito grave.

Outras pessoas estão lendo

Alergias e irritação

Uma causa comum para a coceira é alergia ou irritação da pele abaixo dos seios. Exposição a produtos químicos, como resíduos de detergentes, pode ativar o sistema imunológico de algumas pessoas, causando vermelhidão, coceira e formação de assaduras. Pacientes que desenvolveram uma alergia inexplicável devem avaliar sua exposição a novos detergentes, produtos para a pele ou sabonetes, e determinar se são a fonte da irritação. Para aliviar a coceira dos seios, entretanto, a Medline Plus recomenda hidratar a pele, tomar banho de banheira ou aplicar um creme de hidrocortisona para melhorar a inflamação. Se a coceira não puder ser explicada por alergias ou exposição a químicos, ou se persistir por um longo período de tempo, a mulher deve procurar um médico para determinar a causa subjacente.

Infecção

A coceira pode indicar a presença de uma infecção mamária, que é chamada mastite. Essas infecções são particularmente comuns em mulheres que estão amamentando, pois elas podem ter ressecamento e rachaduras na pele ao redor dos mamilos, permitindo que bactérias e vírus entrem nos seios e causem a infecção. A Medline Plus alerta que mulheres com mastite tipicamente desenvolvem vermelhidão, inchaço, coceira e dor no seio afetado, podendo também ocorrer febre e fadiga. A infecção nos seios é diagnosticada com um teste de culturas e tratada com antibióticos e analgésicos.

Câncer de mama

Coceira nos seios pode indicar a presença de certas formas de câncer de mama. O câncer de mama infamatório -- uma forma relativamente rara -- pode levar a sintomas semelhantes de infecção, incluindo coceira. Pacientes com esse tipo de câncer experienciam um aumento do seio afetado conforme ele vai se enchendo com excesso de fluído linfático, e o seio se torna vermelho, inchado e doloroso, com a pele escamosa e com coceira. Os sintomas se desenvolvem rapidamente, com o seio afetado ficando grande em questão de dias, de acordo com a Fundação de Pesquisa do Câncer de Mama Inflamatório. Os pacientes que notarem esses sintomas devem procurar auxílio médico imediatamente, pois quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior a chance do tratamento dar certo.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media