×
Loading ...

Quais as causas de convulsões em Yorkshires

Atualizado em 21 novembro, 2016

Um cão de qualquer raça pode ter convulsões. Yorkshire terriers, ou Yorkies, não são uma das raças conhecidas por serem propensas à epilepsia canina, a causa principal de convulsões em cachorros, mas um número significativo de Yorkies tem convulsões por condições relacionadas.

Um típico Yorkshire terrier (Image by Flickr.com, courtesy of Vox Efx)

Desvio portossistêmico

Yorkies são propensos a ter uma condição hereditária chamada desvio portossistêmico, ou desvio do fígado, que impede o fluxo de sangue para o fígado. Essa condição causa um acúmulo de toxinas no sangue, e é a causa principal de convulsões em Yorkshires.

Loading...

Tumor cerebral

Um tumor cerebral pode causar convulsões em Yorkshire terriers, sendo ou não maligno. Conforme o tumor cresce, as convulsões progridem de parciais a graves, com os anti-convulsivos se tornando ineficazes contra elas.

Hipoglicemia

A hipoglicemia juvenil transitória é uma grave queda do açúcar no sangue que provoca convulsões em Yorkies, e também afeta muitas outras raças pequenas. O cão pode ficar desorientado, começar a espumar pela boca e entrar em convulsão, que pode ser fatal se não for tratada a tempo.

Lesão ou trauma cerebral

Qualquer queda ou lesão significativa de um Yorkshire terrier pode causar um trauma grave no cérebro. Os sinais podem não ser imediatamente óbvios, mas as convulsões se desenvolvem dentro de dias ou semanas, e então desaparecem com o tempo ou tornam-se piores se a lesão não for curada.

Envenenamento

Um Yorkie que ingerir venenos como anti-pulgas, veneno para ratos, chumbo, chocolate ou tálio pode reagir com convulsões graves. Sem um tratamento médico imediato, a intoxicação pode levar a danos irreparáveis ​​ou morte.

Resumo

Às vezes, mesmo um veterinário não consegue determinar o que causou a convulsão no animal. Convulsões, com a exceção da epilepsia canina, são sinais de aviso de doenças subjacentes e podem ser causadas pelas condições mencionadas anteriormente, ou serem um indicativo de Doença de Lyme, insuficiência renal ou indisposições.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...