Quais são as causas de corrimento nasal em cães?

Escrito por carole ann | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas de corrimento nasal em cães?
Quais são as causas de corrimento nasal em cães? (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Os cães normalmente têm corrimento nasal. No entanto, quando o nariz escorrendo é uma condição severa ou crônica, seu cachorro pode ter algum problema de saúde. A secreção geralmente é oriunda dos seios da face, da área pós-nasal e das cavidades nasais. Ela pode ser espessa ou aquosa e conter pus ou sangue, dependendo da causa. Você deve agendar uma consulta com o veterinário para diagnosticar o problema.

Outras pessoas estão lendo

Infecções

O nariz escorrendo do seu cão pode ser resultado de uma infecção bacteriana ou fúngica. Para determinar isso, seu veterinário fará uma cultura da secreção para examinar a presença de fungos ou bactérias. As infecções bacterianas são tratadas com antibióticos, já as fúngicas podem ser autolimitadas, porém medicamentos antifúngicos podem ser necessários.

Alergias

Os cachorros podem ter reações alérgicas, assim como os humanos. As alergias causam tosse, chiado no peito e nariz escorrendo. Plantas, agentes químicos, produtos de limpeza e substâncias presentes na cama do animal são culpados comuns. Se você sabe o que está causando a reação alérgica, remover o alérgeno é a maneira mais fácil de tratá-la. Entretanto, se a causa for desconhecida, peça ao veterinário para fazer alguns testes para averiguação. O tratamento é, normalmente, com esteroides.

Doença dental

O nariz escorrendo do seu cão pode ser um sinal de problema dental, como periodontite, gengivite ou abscesso de uma raiz do dente. O veterinário pode examinar a boca do animal para determinar se esse é o problema. O tratamento geralmente envolve limpeza profissional sob anestesia geral, tratamento das gengivas ou remoção dos dentes.

Ácaros nasais

As infestações provocadas por ácaros nasais geralmente ocorrem apenas em cães criados em canis. Elas podem ocasionar o corrimento nasal . O veterinário pode identificar o problema retirando um pouco da secreção nasal e examinando a amostra em um microscópio a fim de ver se há parasitas. A infestação é tratada com ivermectina, que é um preventivo de verme do coração, administrada diretamente pelo veterinário.

Objetos estranhos

Seu cachorro pode ter corpos estranhos alojados no nariz. Os cães estão sempre farejando o chão e, às vezes, aspiram pequenos objetos, como uma folha de grama ou uma semente. Dentro de casa, o animal pode ter inalado alguma outra coisa. Geralmente, o cachorro coloca o objeto para fora por conta própria, mas, em alguns casos, o veterinário pode ter que removê-lo.

Câncer

O câncer de nariz em cães é denominado adenocarcinoma. Ele pode ter como origem poluentes e progredir lentamente. O veterinário pode fazer o diagnóstico a partir de uma biópsia ou rinoscopia, técnica na qual se utiliza uma câmera microscópica para examinar a passagem nasal. O tratamento é a remoção cirúrgica do câncer, radioterapia e, às vezes, quimioterapia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível