×
Loading ...

Quais são as causas de cristais de estruvita em gatos?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os cristais de estruvita presentes no trato urinário de um gato não são apenas desconfortáveis, eles podem ser fatais em gatos machos se bloquearem a uretra e tornarem a micção impossível. Os cristais de estruvita consistem em pedaços microscópicos de magnésio, amônio e fosfato. Eles são como minúsculos grãos de areia fina e irritam as paredes da bexiga, causando desconforto e dor quando o animal tenta urinar.

O alimento seco é uma das principais causas de cristais de estruvite em gatos (white angora cat eating from food bowl image by Stephen Orsillo from Fotolia.com)

Urina alcalina

Os cristais de estruvita em gatos são mais propensos a se formarem na urina alcalina. No entanto, uma dieta que tenta curar o problema, baixando o pH e a acidificação da urina pode conduzir a formação de cristais de oxalato, que são tão problemáticos quanto.

Loading...

Comida seca

A maioria dos alimentos secos são ricos em carboidratos, os quais são responsáveis pela produção de uma urina concentrada e alcalina. Os gatos que são propensos ao surgimento de cristais de estruvita não devem comer alimentos secos.

Alimentos que não são úmidos o suficiente

Uma dieta principalmente úmida desencoraja a formação de cristais de estruvite diluindo e mantendo a urina do gato no pH apropriado. Adicionar cerca de 1/8 colher de chá de alimento úmido para cerca de 1/4 de xícara de alimento seco, e aumentar gradualmente a quantidade de alimento úmido e diminuir a quantidade de alimento seco pode ajudar o gato a fazer a transição para alimentos úmidos.

Consumo inadequado de água

A água, também, produz a diluição da urina e pode evitar a formação de cristais de estruvita. Colocar tigelas de água em vários locais em sua casa, dar ao seu gato uma fonte, aromatizar a água com algumas gotas de caldo de galinha e utilizar água filtrada, que tem um gosto melhor do que a água da torneira, pode incentivá-lo a beber mais.

Estresse

O estresse também pode provocar a formação de cristais de estruvite em gatos. Em uma casa com muitos gatos, colocar caixas de areia, água e comida em vários locais em toda a sua casa e aumentar o espaço útil dos gatos, proporcionando locais altos para empoleirar-se e caixas e túneis para se esconder pode reduzir o estresse. Dar um acesso ao gato que fica sempre no interior da casa para o exterior, mesmo em um arnês e coleira, também pode reduzir o estresse.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...