Quais são as causas da depressão em adolescentes?

Escrito por debbie tolle | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas da depressão em adolescentes?
A depressão é muitas vezes atribuída aos estágios de maturação que os adolescentes passam (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Saber o que causa depressão em adolescentes é um dos primeiros passos para ser capaz de tratá-la. Os adolescentes passam por muitas mudanças, incluindo mudanças hormonais. Com essas mudanças vêm o humor. Essas variações de humor são normais, mas podem levar a crises de depressão. Há muitos fatores que causam esse problema em adolescentes que nem sempre são facilmente reconhecíveis. A depressão é muitas vezes atribuída aos estágios de maturação que os adolescentes passam.

Outras pessoas estão lendo

Histórico familiar

O histórico familiar pode ser uma causa de depressão em adolescentes. Os adolescentes que vivem em famílias que têm um histórico de depressão têm uma maior chance de herdar os mesmos genes que estão ligados a ela. Um gene específico que tem sido encontrado é o 5-HTT. Isto ajuda a regular o gene de serotonina no cérebro. Pessoas que tinham níveis mais baixos de 5-HTT foram constatadas como mais propensas à depressão depois de eventos negativos de mudança de vida. Nem todos os adolescentes com histórico familiar de depressão tornar-se-ão depressivos.

Abuso e depressão

O abuso assume muitas formas, tais como física, sexual e mental. Os adolescentes que vivem em qualquer uma dessas situações abusivas estão em alto risco de cair em depressão. Eles precisam de um lar seguro e amoroso, onde se sintam cuidados e protegidos. Quando um adolescente é abusado, esses sentimentos de segurança são levados embora. Muitos se culpam pelo abuso, ou são levados a acreditar que o incidente de alguma forma é culpa deles. A depressão ocorre como resultado de auto-culpa.

Fatores sociais

É crucial para os adolescentes sentirem-se aceitos por seus semelhantes. Não ser aceito pode criar depressão. Adolescentes que vêm de padrões econômicos baixos estão em risco devido à falta de dinheiro. Eles são extremamente auto-conscientes, suas roupas e casa representam status social. A depressão é o resultado de não ser capaz de cumprir as normas sociais estabelecidas por seus amigos. O visual ou a aparência física também desempenham um papel em ser aceito pelos colegas. Os adolescentes que são fisicamente menos atraentes também são menos propensos a serem aceitos em grupos mais populares.

Pressão acadêmica

Professores e pais podem colocar uma enorme pressão sobre os adolescentes para que alcancem sucesso academicamente. O sucesso acadêmico é crucial para a obtenção de bolsas de estudo em grandes universidades. A pressão para entrar nas melhores faculdades pode vir a ser demais para alguns adolescentes. A depressão pode ocorrer quando ele sente que não pode atingir às expectativas rígidas ou uma perda de um ponto de classe.

Relocação

Mudar-se para um novo local e ir para uma nova escola pode levar à depressão. É difícil para um adolescente deixar para trás as relações estabelecidas e começar de novo. Ser aceito pelos novos colegas pode revelar-se extremamente difícil. Adolescentes se sentem extremamente isolados quando não podem fazer uma conexão com um novo grupo.

Perda de amigo ou membro familiar próximo

Perder um amigo ou um ente querido próximo para a morte pode levar à depressão grave. Os adolescentes podem sentir-se abandonados quando alguém próximo morre. Perder um amigo obriga-os a enfrentar sua própria mortalidade em um momento em que a vida dos adolescentes está apenas começando. Sentimentos de solidão após a morte de um ente querido podem se estender para a tristeza profunda que leva à depressão.

Prevenção e solução

É importante ter consciência do que desencadeia a depressão adolescente, a fim de ser capaz de fornecer uma solução. Observe mudanças no comportamento que se estendem por longos períodos de tempo. Esses comportamentos vão além do mau humor adolescente normal. Isolamento, quedas de notas, comportamento criminoso, raiva ou profunda tristeza podem ser sinais de depressão na adolescência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível