Quais são as causas da desorganização?

Escrito por kay wiki | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas da desorganização?
Aprenda o que pode causar a desorganização para combatê-la (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

A desorganização pode causar estragos na vida de uma pessoa. Existem várias razões que podem levar uma pessoa a ter uma vida desorganizada, e em alguns casos, um evento perturbador pode ser a culpa. Eventos como mudança de casa, um novo bebê, ou até mesmo uma perda, podem afetar a organização do seu ambiente. Outras vezes, um distúrbio emocional ou mental pode contribuir para uma mudança de comportamento.

Outras pessoas estão lendo

Depressão e a desorganização

Existem muitas condições médicas que podem contribuir para uma vida desorganizada e caótica, e a mais comum é a depressão. A pessoa deprimida é geralmente apática, letárgica e desinteressada, e isso pode levar à desorganização. Outras doenças, tais como a bipolaridade, demência e esquizofrenia estão incluídas sob a alçada de problemas mentais que podem causar uma vida caótica. Além da depressão e dos transtornos mentais, sofrimento e dor também podem levar à confusão.

Desordem emocional e a desorganização

Outra razão pela qual as pessoas sofrem de desorganização é porque suas vidas emocionais e sociais estão desordenadas. O sentimento psicológico de ser oprimido pode levar a uma vida desorganizada. Nestes casos, gerir o tempo e reconhecer as prioridades são duas possíveis curas para eliminar o problema.

DDA e a desorganização

O distúrbio de déficit de atenção desempenha um grande fator na capacidade de uma pessoa para se organizar. O livro "ADD Friendly Ways to Organize Your Life" afirma que as pessoas que têm problemas com a organização e planejamento devem ser examinadas para detectar um possível DDA. A organização e o planejamento são dois dos maiores desafios para aqueles que sofrem de distúrbio de déficit de atenção. Infelizmente, as práticas de organização padrão normalmente não funcionam para quem apresenta os quadros da doença, e devem ser desenvolvidas estratégias especializadas de modo que a pessoa possa colocar a sua vida em ordem. Uma das recomendações do livro é que quem tiver problemas com desordem e desorganização, deve rever a sua disposição. Trabalhar contra a disposição quando estiver planejando tarefas pode levar à autodestruição e mais desordem.

Equívocos

A maioria das pessoas tenta resolver a desorganização através da compra de produtos e ferramentas, mas o Institute of Living, localizado em Hartford, Connecticut, diz que isso pode não funcionar. De acordo com o instituto, a desorganização não é geralmente um problema de casa que pode ser resolvido com a compra de compartimentos, organizadores, cabides e outros acessórios domésticos; mas sim um problema pessoal que só pode ser resolvido quando o indivíduo muda fundamentalmente o seu comportamento.

Prevenção e solução

De acordo com o National Study Group on Chronic Disorganization dos Estados Unidos, uma pessoa que se encontra continuamente cercada por bagunça e caos deve procurar ajuda e trabalhar com um organizador profissional que tem conhecimento sobre questões de desorganização. Uma pessoa que é capaz de se organizar pode experimentar uma melhor saúde mental e física. A organização coloca uma pessoa em um ambiente mais produtivo, o que é propício para aumentar a sua qualidade de vida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível