Quais são as causas da diarreia em idosos?

Escrito por christine adamec | Traduzido por mirella veloso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas da diarreia em idosos?
A diarreia é comum entre pessoas idosas (elderly/women/ visitors entering together image by L. Shat from Fotolia.com)

A diarreia pode ser perigosa, e até mesmo uma ameaça à vida de pessoas idosas, diz o gastroenterologista e escritor Anil Minocha, M.D., no seu livro "The Encyclopedia of the Digestive System and Digestive Disorders". Se não for tratada, a diarreia em uma pessoa mais velha pode levar à desnutrição, desidratação, desequilíbrios de eletrólitos, deficiências minerais e de vitaminas e, nos piores casos, fraqueza e morte.

A diarreia aguda — três ou mais evacuações em 24 horas — em qualquer pessoa com mais de 70 anos deve ser reportada ao médico, de acordo com Thomas Helton, D.O., e David D.K. Rolston, M.D., no seu artigo para o periódico "Cleveland Clinic Journal of Medicine". Eles também notaram que a diarreia sangrenta pode indicar infecções por salmonella, shigella e campylobacter, e culturas de fezes podem identificar a presença desses organismos.

Outras pessoas estão lendo

Clostridium difficile

As pessoas mais velhas não podem viver em uma bolha protetora, e estão expostos a muitos patógenos, incluindo alguns que causam a diarreia. Ainda, idosos têm maior propensão a ser hospitalizados e de desenvolver infecções hospitalares.

Uma das mais frequentes infecções bacterianas de idosos é a Clostridium difficile, de acordo com Andrew E. Simor, M.D., e seus colegas. Eles notam que a Clostridium difficile — C. difficile — é uma grande causa da diarreia infecciosa entre idosos vivendo em instituições de cuidado a longo prazo.

A C. difficile geralmente têm como alvo indivíduos que estão tomando antibióticos para outras infecções. Muitos antibióticos matam a flora natural do sistema gastrointestinal, e quando isso ocorre, a C. difficile pode se mudar para lá. No artigo do 2007 sobre a diarreia associada à C. difficile, os Drs. Crenguta Stepan e Christina M. Surawicz disseram que a C. difficile causa até 30 porcento de todas as diarreias associadas aos antibióticos.

Stepan e Surawicz também escreveram que a C. difficile pode causar diarreia recorrente, a qual pode ser identificada em uma amostra de fezes, e alguns pacientes têm acessos de diarreia por C. difficile durante anos. Os fatores de risco para recorrências frequentes são ter mais de 65 anos, adquirir a infecção no hospital e o uso contínuo de antibióticos depois do diagnóstico com C. difficile.

Diarreia diabética

O diabetes pode ser uma grande causa por trás da diarreia crônica em idosos, particularmente quando o diabetes o levou à neuropatia diabética — doença nos nervos causada pelo diabetes.

De acordo com o "Diabetes Dictionary" publicado pelo National Diabetes Information Clearinghouse em 2009, a diarreia diabética se refere às fezes soltas ou incontinência fecal causada por excesso de bactérias no intestino grosso da pessoa com diabetes.

Os gastroenterologistas Milena Gould e Joseph H Sellin escreveram no seu artigo sobre a diarreia diabética que os pacientes com diabetes são mais propensos que outros a ter doenças como a doença celíaca, com a diarreia como sintoma primário. De acordo com a National Foundation for Celiac Awareness, a doença celíaca é uma desordem autoimune que ataca o sistema digestor.

Medicação

Muitos pacientes idosos tomam múltiplas medicações — polifármacos — e a diarreia é um efeito colateral comum de numerosas drogas. No seu artigo, a gastroenterologista Rachel C. Toney diz que mais de 700 remédios causam o efeito colateral da diarreia, a maioria notável de antibióticos, antidepressivos, laxantes, anti-inflamatórios não esteroides e medicações de redução da acidez.

Toney diz que os antibióticos clindamicina e ampicilina podem causar diarreia em até 25 porcento de todos os pacientes. Outros antibióticos que geralmente causam diarreia são cefalosporinas, tetraciclinas e fluoro quinolonas.

Diverticulite

A diverticulite é uma infecção dos divertículos — bolsas dentro do trato digestivo que ocorrem primariamente no cólon, de acordo com Dr. Minocha. Idosos são mais propensos à ter diverticulose — a presença dessas bolsas — e mais ou menos 65 porcento dos idosos têm diverticulose, comparados a somente 5 porcento dos indivíduos com menos de 40 anos. A maior parte das pessoas com diverticulose não possui sintomas.

Minocha diz que mais ou menos 5 porcento daqueles com diverticulose irá desenvolver diverticulite.

A infecção — diverticulite — causa sintomas, e deve ser tratada com medicação. A diarreia é um sintoma comum daqueles com diverticulite.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível