Mais
×

Quais são as causas de dor intensa nos seios da face sem haver congestão?

Atualizado em 17 abril, 2017

O crânio possui quatro pares de seios: o frontal fica acima do olho, o etmoidal na parte superior do nariz, o maxilar atrás das bochechas, e o esfenoidal no fundo do crânio, por trás dos olhos e nariz.

Quais são as causas de dor intensa nos seios da face sem haver congestão? (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Tipos

A dor nos seios da face se desenvolve a partir de várias condições diferentes. Os culpados mais frequentes são: tumores, pólipos, concha bolhosa e sinusite.

Tumores e pólipos

Quando as células continuam a multiplicar-se sem haver necessidade, um tumor ou pólipo é criado. Os sintomas causados ​​por esses variam, mas vão desde suaves a intensos. Tumores de maior porte tendem a causar mais complicações e dor.

Concha bolhosa

De acordo com Peter J. Casano, MD, um especialista nasal e em seios da face, uma concha bolhosa é: "Quando uma placa normalmente fina de osso, a concha média, desenvolve uma bolha ou pequenas cavidades em seu interior... fazendo com que a concha média fique maior do que deveria ser." O tecido alargado causa pressão e dor, muitas vezes, entre os olhos.

Sinusite

A sinusite frequentemente associa-se à congestão e coriza. No entanto, se os seios superiores ficam bloqueados ou fechados, pode haver dor intensa devido à pressão e ao muco preso. Não há nenhuma sensação de congestão nesses casos, devido aos seios menores não serem afetados.

Avisos

Existem algumas condições sérias, e potencialmente fatais associadas aos seios da face. Consulte um médico para determinar o que está provocando a dor.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article