Quais são as causas do empenamento de um assoalho de madeira?

Escrito por shelly mcrae | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas do empenamento de um assoalho de madeira?
O empenamento do assoalho pode ser causado por fatores ambientais ou pela má instalação (Comstock/Comstock/Getty Images)

Pisos de madeira são feitos de um material orgânico. A madeira se expande e contrai, e as tábuas do assoalho se comportam da mesma maneira. Desse modo, podem acabar empenando. O empenamento ocorre quando as tábuas se soltam do contrapiso, levantando-se. Elas costumam separar-se nas junções, fazendo com que o piso fique desnivelado. Existem fatores ambientais que podem causar o empenamento, mas também pode ocorrer por conta de má instalação.

Outras pessoas estão lendo

Água

Assoalhos de madeira empenarão se forem expostos a um excesso de água. Por exemplo, se um vaso sanitário transbordar e a água atingir o corredor da casa onde houver um assoalho assentado sobre o piso, suas tábuas irão dilatar-se por causa da umidade. Como a madeira necessita de espaço para acomodar essa umidade extra, ela se movimentará para cima e essa expansão a fará empenar.

Umidade

Assoalhos de madeira podem empenar em ambientes excessivamente úmidos. É por isso que um piso desse tipo não é recomendado para pequenas cozinhas ou banheiros sem janelas. Controlar a umidade arejando e ventilando o ambiente pode diminuir um pouco o problema, mas se o empenamento fizer com que as tábuas se deformem, elas necessitarão ser substituídas.

Aclimatização

Antes que um assoalho de madeira seja instalado, as tábuas necessitam ser aclimatizadas ao ambiente em que ficarão. Esse processo envolve deixar as tábuas assentadas sobre o piso do cômodo ou cômodos em que serão instaladas por no mínimo duas semanas. Elas se ajustarão à variação de temperatura e de umidade dentro daquele local. Caso esse procedimento não seja realizado antes da instalação, as tábuas poderão expandir-se e contrair-se além dos limites do ambiente. Isso acabará resultando no empenamento da madeira em até um ano a partir da instalação.

Má instalação

Utilizar o tipo errado de produtos durante a instalação pode causar empenamento. Se as tábuas foram coladas a um contrapiso de cimento, por exemplo, é necessário utilizar um adesivo específico para grudar a madeira no cimento. Proteções contra umidade também são importantes caso a instalação seja feita em locais de clima mais úmido. Essa proteção consiste de uma fina camada de polietileno que é aplicada entre o contrapiso e a madeira, sem ela, a umidade pode ocasionar o empenamento. Uma outra parte importante da instalação é a junta de dilatação. O assoalho deve ser instalado deixando uma folga de 0,6 a 1,2 cm ao longo de todo o perímetro do cômodo, esse vão deixa espaço para a expansão da madeira, reduzindo desse modo as chances de empenamento por causa do excesso de umidade.

Cuidados

Não passe panos ou esfregões molhados sobre seu assoalho, pois a água pode se infiltrar na madeira e causar empenamento. Para limpá-lo, utilize produtos específicos para madeira. Eles normalmente contêm poliuretano, um composto que fornece proteção contra a umidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível