Quais as causas do estresse na sociedade moderna?

Escrito por theresa maddox | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as causas do estresse na sociedade moderna?
Descubra a causa do seu estresse (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

O estresse é uma parte inevitável da vida de todos nós. Pode ser causado por fatores externos ou internos. Se negligenciado, o estresse crônico pode ser extremamente prejudicial à saúde, exacerbando doenças e causando desequilíbrios emocionais. Independentemente da causa, ele pode sempre ser administrado, basta assumir o controle da maneira como respondemos a ele e reservar tempo para praticar exercícios e relaxar.

Outras pessoas estão lendo

Finanças

Na economia instável do começo do século 21, o estresse financeiro está em alta. Surpreendentemente, a intensidade do estresse não está diretamente relacionada ao tanto de dinheiro que o indivíduo possui. "É possível passar por uma perda financeira idêntica a de outra pessoa, mas é a maneira como você encara essa perda, como você consegue lidar com ela e a ansiedade que definirão o tamanho do estresse", diz Kathleen Gurney, CEO da Financial Psychology Corporation. Para ajudar a lidar com o estresse financeiro, Richard Sherman, psicólogo na iniciativa privada de Tarzana, Califórnia, recomenda se abrir sobre a situação. Muitas vezes, é fácil imaginar que mais ninguém está passando pelo mesmo que você, mas não é verdade. Encontrando apoio e conversando com pessoas em situações semelhantes, você estará mais apto a lidar com o problema.

Trabalho

"Preocupações crônicas com o trabalho podem colocar em risco sua saúde física e emocional", diz o Dr. Paul J. Rosch, presidente do American Institute of Stress. É reconhecido seis fatores chave do estresse no trabalho, que incluem o volume de atividades a executar; autonomia; apoio ou não de colegas e supervisores; relacionamento com colegas; compreensão das responsabilidades; e mudanças no ambiente de trabalho. Outros fatores que interferem no nível de estresse incluem a insatisfação com a remuneração, carga horária elevada, falta de comunicação e ausência de reconhecimento dos superiores. Exceto trocar de emprego, não há muito o que se possa fazer para modificar seu ambiente de trabalho. Entretanto, dizer como se sente aos seus colegas e supervisores pode ajudar a reduzir o estresse.

Separação e divórcio

Separação conjugal e divórcio são duas das situações mais difíceis de enfrentar na vida. Trata-se de um desafio emocional não apenas para o casal envolvido, mas também para filhos, netos, amigos e outros membros da família. Existem muitas complicações possíveis, como a custódia dos filhos, separação de bens e brigas por dinheiro. Pode ser difícil até para as pessoas mais fortes. Para ajudar a lidar com esse tipo de situação, o PsychCentral.com recomenda manter uma rede fiel de amigos e membros da família com quem possa contar ou procurar um grupo de ajuda composto por pessoas que estão passando pelo mesmo problema.

Estresse interno

Nem todo estresse é resultante de circunstâncias externas. Algumas vezes, pode ser gerado pela própria pessoa. De acordo com o site HelpGuide.org, o estresse interno está relacionado a pensamentos negativos, pessimismo, baixa autoestima, expectativas irreais, perfeccionismo ou resistência à mudanças. Esse tipo de estresse pode ser mais difícil de lidar, pois requer mudanças na maneira como pensamos sobre a vida e sobre nós mesmos. Pensamentos positivos ou sessões de terapia podem ajudar a superar o pessimismo e tendências negativas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível