Quais são as causas de extravasamento de LCR?

Escrito por jennifer sobek | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas de extravasamento de LCR?
O extravasamento de LCR pode causar acúmulo excessivo de líquido no cérebro (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

O extravasamento de LCR, ou líquido cefalorraquidiano, ocorre quando há uma laceração na membrana que o contém, permitindo que o líquido seja liberado pelos ouvidos, nariz ou através de uma ferida na cabeça ou na espinha. Quando o fluido é drenado, é diminuída a força de amortecimento, o que faz o cérebro repousar diretamente no crânio, causando cefaleias.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Existem várias causas de extravasamento de LCR. Dentre estas estão o traumatismo craniano ou espinal, cirurgia, colocação de cateteres de anestesia epidural, uma punção espinal, tumores e condições que aumentam a pressão no cérebro, como é o caso da hidrocefalia.

Trauma

O extravasamento de LCR pode acontecer sempre que houver um traumatismo craniano ou espinal. Este trauma pode incluir hematoma epidural (desenvolve-se coágulo sanguíneo entre o crânio e a dura-máter), hematoma subdural (coágulo sanguíneo entre a dura-máter e o cérebro), fratura craniana, concussão, lesão à medula espinal, fratura espinal e lesão traumática ao nervo. Outro resultado de um traumatismo craniano é a hemorragia intra-parenquimatosa que, segundo a Escola de Medicina de Stanford, é "um coágulo sanguíneo que se desenvolve dentro da substância cerebral". A hemorragia intra-parenquimatosa pode ocorrer às vezes após o trauma e aparecer como um coágulo sanguíneo ou contusão no cérebro.

Colocação de cateter epidural

Algumas vezes, durante a colocação de um cateter epidural, o LCR pode extravasar, inevitavelmente causando cefaleia, mas que pode se resolver com hidratação ou medicação para dor. Um cateter epidural geralmente é usado para o alívio da dor durante o parto ou até para a dor pós-cirúrgica. A injeção no espaço epidural é executada em uma parte da espinha (o espaço que circunda a medula espinal), e o anestesiologista insere um cateter intracutâneo nas costas do paciente, até que este penetre no espaço epidural. Receber analgesia epidural também pode causar outros efeitos colaterais potenciais além da cefaleia, como náusea, retenção urinária e prurido.

Hidrocefalia

O extravasamento de LCR pode ocorrer quando há um aumento na pressão no cérebro, como o ocorrido na condição chamada hidrocefalia, afecção que consiste no acúmulo excessivo de líquido no cérebro. Formalmente conhecido como "água no cérebro", o líquido na realidade é o LCR que se acumula quando há bloqueio do fluxo ou da absorção normal. Os sintomas são: cefaleia, vômito, náusea, visão turva ou dupla, declínio ocular, problemas de equilíbrio, má coordenação, transtorno da marcha, incontinência urinária, letargia, sonolência, irritabilidade, outras mudanças de personalidade ou demência. As causas incluem anormalidades genéticas ou transtornos do desenvolvimento, complicações de nascimento prematuro ou doenças, como meningite, tumores ou traumatismo craniano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível