Quais são as causas da falta de comunicação entre os colegas de trabalho?

Escrito por simon fuller | Traduzido por daniela almeida
Quais são as causas da falta de comunicação entre os colegas de trabalho?

Mesmo em reuniões, a comunicação pode estar ausente ou não ser efetiva

Creatas/Creatas/Getty Images

Falta de comunicação no ambiente de trabalho pode realmente atrapalhar uma empresa. Além das informações importantes não chegarem aos funcionários que deveriam, acarretando com que projetos levem mais tempo para serem concluídos e mais erros aconteçam, o bem-estar dos colegas de trabalho também pode ser afetado. Ambos, empregador e funcionários, ficarão frustrados com a falta de comunicação e esses problemas podem acabar fazendo com que o funcionário saia da empresa. Todos devem colaborar para eliminar a falta de comunicação.

Outras pessoas estão lendo

Falta de experiência em gerenciamento

É comum que os gerentes comuniquem-se efetivamente com funcionários em cargos hierarquicamente abaixo deles e esta troca contém problemas em potencial se os gerentes não souberem quando e o que comunicar. A raiz deste mal pode ser a mentira ou falta de experiência vinda desses gerentes. Se por exemplo, um gerente tiver sido promovido recentemente ele pode não estar familiarizado com as informações que deve passar ou não comunicar as pessoas corretas.

Problemas de expressão

Em alguns casos, o individuo pode pensar que fez um comunicado de maneira adequada para seu colega, que pode não ter percebido que recebeu uma informação ou que ela esteja incompleta, o que leva a um problema de falta de comunicação. O problema aqui é que o primeiro individuo não soube comunicar-se efetivamente e passou uma informação rápida e confusa ou ainda pode ter falado usando termos técnicos que não são compreendidos por seus colegas.

Funcionários que retêm informações

Novas informações podem levar um tempo para serem absorvidas e uma pessoa pode sentir necessidade de um tempo para avaliar a informação e tomar sua decisão, sem perceber que novas informações devem ser passadas imediatamente para os outros. O individuo deve também tomar alguma atitude, mas não avisar aos colegas sobre isso, porque ele acredita que ele é o único que precisa saber. Em qualquer caso, o resultado é a falta de comunicação já que os colegas não obtêm as informações que precisam.

Reuniões escassas

Reuniões são um ótimo meio para a comunicação e facilitam a troca de informações e opiniões entre os gerentes e equipe. Às vezes, a companhia não realiza reuniões o suficiente e até mesmo membros do mesmo departamento ou equipe não estarão aptos para discutir efetivamente ou levantar questões. A falta de reuniões pode levar a uma quebra na comunicação entre funcionários que precisam conversar frequentemente.

Falta de liberdade de expressão

Nem todos os locais de trabalho permitem que o funcionário sinta-se à vontade para expressar suas opiniões e idéias e por isso as pessoas não vão iniciar discussões com seus colegas sobre um assunto importante. Um funcionário pode ter um problema com o estilo de liderança de um gerente, por exemplo, mas pode temer em falar o que pensa, se suas chances de promoção e até mesmo seu trabalho estiverem em risco por causa disso.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media