Saúde

Quais as causas do formigamento na cabeça?

Escrito por thomas urbauer | Traduzido por ana angelica clemente
Quais as causas do formigamento na cabeça?

O formigamento na cabeça pode ser causado por uma série de fatores

headache image by Jarek Miarka from Fotolia.com

A sensação de formigamento ou parestesia, também descrita como dormência ou queimação na cabeça, pode ser causada por uma série de fatores. Descrever os sintomas em detalhes para o seu médico vai ajudar a encontrar o diagnóstico correto. Várias causas são atribuídas à lesão no sistema nervoso: embora a diabetes e até mesmo um simples resfriado possam causar parestesia, outros fatores, como uma lesão do tipo concussão e uso de drogas ou medicamentos, podem causar formigamento na cabeça.

Outras pessoas estão lendo

Ferimentos e lesão do nervo

Lesões no pescoço e na coluna vertebral causam parestesia em várias partes do corpo - dependendo de onde é a lesão. Uma hérnia de disco, por exemplo, exerce pressão sobre os nervos próximos, causando formigamento ou perda de sensibilidade numa parte do corpo. Um tecido cicatrizado ou infeccionado também pode fazer pressão sobre os nervos, causando reação semelhante. Se você teve um acidente de carro ou outro tipo de trauma recentemente, seu médico pode diagnosticar esses incidentes como uma possível causa da lesão que está produzindo a sensação de formigamento na cabeça.

Drogas e medicamentos

De acordo com o Instituto de Avaliação e Tratamento para o Abuso de Substâncias (Tenesse), algumas pessoas, ao ingerir drogas legalmente prescritas ou ilegais, têm formigamento na cabeça. O consumo de anfetaminas -- seja ele prescrito ou ilegal -- pode causar formigamento na cabeça e vários outros sintomas. Se você toma medicamentos prescritos ou drogas, é possível que o formigamento seja uma reação ao que você está usando. Você deve consultar um médico para descartar outras causas possíveis e procurar tratamento para o abuso de drogas ou alterar o tipo ou a dosagem dos medicamentos previstos.

Diabetes

70 por cento de todos os casos de problemas nervosos estão relacionados à diabetes. Elas causam dor, formigamento ou dormência em várias partes do corpo e ocorrem, geralmente, por muitos anos de vida. Danos nos vasos sanguíneos, fatores autoimunes que causam inflamação do nervo e o baixo controle dos níveis de açúcar no sangue estão entre os itens que contribuem para o desenvolvimento de transtornos mentais comuns em diabéticos.

Resfriados e enxaquecas

As pessoas com resfriado ou enxaqueca podem descrever a sensação de formigamento na cabeça. Isto, em parte, se deve aos diferentes sintomas descritos pelas pessoas. As causas prováveis ​​de parestesia na cabeça durante um resfriado são a congestão nasal e a sinusite. O formigamento na cabeça que vem acompanhado de enxaqueca é consequência de mudanças no fluxo sanguíneo.

Diagnóstico

Devido à grande variedade de possíveis causas, o diagnóstico de parestesia pode ser difícil. Seu médico pode colher um histórico detalhado e completo através de uma avaliação física, a fim de encontrar as possíveis causas e os pontos de partida para a investigação da doença. De acordo com os sintomas individuais, uma série de testes pode ser feita - incluindo exames de sangue, níveis de eletrólitos, provas de função da tireóide, tomografias, ressonância magnética, angiografias, raios-X, entre outros. Uma eletromiografia pode ser feita para testar a condução e estimulação nervosa.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media