Mais
×

Quais as causas de inchaço em hamsters?

O hamster é um parente mais bonitinho e fofinho dos ratos e camundongos e é uma escolha popular como animal de estimação por seu tamanho pequeno, seu comportamento calmo e pela relativa baixa manutenção necessária. Se você notar que seu hamster está inchado, o sintoma pode ter uma variedade de origens, que vão de relativamente inofensivas até uma ameaça à vida do bichinho. Independentemente da causa, você deve entrar em contato com seu veterinário imediatamente se acha que o bichinho está em perigo.

O inchaço do seu hamster pode ser o resultado de algo muito simples ou de uma condição extremamente séria (hamster image by cat from Fotolia.com)

Constipação

Como acontece com os humanos e com muitos outros animais, uma causa comum do inchaço em hamsters é a prisão de ventre. Sinais comuns de constipação incluem quantidades mínimas de fezes, dificuldade visível durante a defecação ou tentativas frustradas de defecar. O animal pode ficar andando um pouco curvado pela gaiola por causa de dores. O site Hammy's World recomenda que você aumente a quantidade de frutas, vegetais e água na dieta do seu hamster, lembrando que "a constipação é mais fácil de prevenir do que de tratar".

Cistos

Se seu hamster está inchado e suas tentativas de reduzir uma possível prisão de ventre não forem eficientes, o inchaço provavelmente tem uma causa mais séria. Amplamente definidos como "cavidades ou bolsas cheias de fluídos", os cistos (especialmente os internos) são uma possível causa para o inchaço abdominal em hamsters. Se você acha que seu hamster possa estar com um cisto, é importante levá-lo ao veterinário. Tumores, cancerígenos ou não, podem muitas vezes serem confundidos com cistos.

Problemas urinários

De acordo com o site do Hilltop Animal Hospital, a amiloidose, uma condição que pode se desenvolver com a idade avançada, ocorre quanto proteína se acumula nos órgão internos, afetando normalmente os rins e o fígado. O inchaço no abdômen é um efeito colateral típico da doença.

Sintomas secundários de amiloidose podem incluir dificuldade para urinar, perda de apetite e uma pelagem feia. Se seu hamster está mesmo sofrendo com essa doença, suas opções de tratamento são limitadas -- o Hilltop Animal Hospital segue caracterizando a doença como "eventualmente terminal".

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article