Quais são as causas do inchaço e da vermelhidão nas panturrilhas e tornozelos?

Escrito por cindi pearce | Traduzido por ana simoes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas do inchaço e da vermelhidão nas panturrilhas e tornozelos?
Apesar de mais comum nos idosos, o inchaço nas pernas e tornozelos pode ocorrer em qualquer idade (feet image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Apesar de serem os idosos os que normalmente sofrem de dor, inchaço e vermelhidão nos tornozelos, panturrilhas e pés, esses sintomas também podem atingir pessoas mais jovens. Quando o excesso de fluidos se acumula nas pernas e tornozelos, ocorre o chamado edema periférico ou inchaço.

Outras pessoas estão lendo

Gravidade

O inchaço pode ser muito dolorido. Um ou ambos os pés e panturrilhas podem ser afetados, e é possível notá-lo até mesmo nas coxas. A gravidade é a responsável pelo inchaço ser mais evidente na parte inferior do corpo. Quando ele ocorre nos tornozelos e panturrilhas ou em qualquer outro lugar, a pele pode se tornar vermelha. As artérias se contraem e ocorre dilatação. Os capilares acabam recebendo um fluxo grande de sangue, causando a vermelhidão.

Advertência

Pés e panturrilhas inchadas podem ser um indicativo de deficiência no fígado, coração ou rins. De acordo com o site "Healthline", entre outras doenças que também causam inchaço estão o entupimento dos nós de linfa nas pernas, considerado uma obstrução linfática, a insuficiência venal, que significa que as veias das pernas já não conseguem bombear o sangue de volta ao coração, picadas de insetos ou ferroadas e queimaduras, varizes, algum tipo de infecção nas pernas, desnutrição ou inanição.

Gravidez

A gravidez pode fazer com que os tornozelos e panturrilhas inchem, de acordo com a Mayo Clinic. À medida que o bebê cresce, a pressão contra as veias responsáveis por enviar o sangue de volta dos pés e das pernas aumenta, resultando em inchaço. Quando inchados, pés e pernas podem apresentar falta de sensibilidade e formigamento.

Medicação

A medicação usada é um outro fator que também pode causar inchaço. Antidepressivos, incluindo os tricíclicos e os inibidores da MAO, podem resultar em inchaço da mesma forma que as medicações de pressão sanguínea, esteroides e remédios que contêm estrogêneo, como as pílulas anticoncepcionais ou de reposição hormonal. A testosterona também pode causar esse sintoma.

Tipos

Machucar o pé ou o tornozelo pode resultar em inchaço. Algumas mulheres sofrem de retenção de líquido e inchaço antes do período menstrual. Outros fatores que podem causá-lo estão relacionados a passar longos períodos dentro de um carro ou avião, ficar em pé por muito tempo, estar acima do peso e a idade. Uma dieta rica em sódio também pode resultar em inchaço, de acordo com o Dr. Robert Danoff, diretor da residência de prática familiar nos hospitais Frankfort, do sistema de saúde Jefferson, na Filadélfia, Pensilvânia.

Tratamento

O tratamento para o inchaço consiste em ou tomar diuréticos ou usar meias de compressão, dependendo da causa determinada pelo médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível