Quais são as causas da interrupção do ciclo menstrual?

Escrito por katy willis Google | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas da interrupção do ciclo menstrual?
Se houver uma alteração perceptível no ciclo menstrual, é aconselhável falar com um profissional de saúde (Lovely Doctor image by Paul Moore from Fotolia.com)

Há muitas razões potenciais de por que o ciclo menstrual pode parar ou ser interrompido, algumas mais graves do que outras. Se acontecer de não vir mais que três menstruações por ano, recomenda-se falar com um ginecologista. Amenorreia é o termo médico para a ausência de períodos menstruais. A amenorreia primária é a classificação usada quando o ciclo menstrual ainda não começou quando a mulher já tem 16 anos. A amenorreia secundária é o termo usado quando houve uma ausência de menstruação por mais de três a seis meses em uma mulher que já teve períodos menstruais previamente. Oligomenorreia é o termo médico para menstruações irregulares ou infrequentes, geralmente menos do que seis ou oito por ano.

Outras pessoas estão lendo

Amenorreia hipotalâmica

A amenorreia hipotalâmica é uma doença que ocorre quando o hipotálamo retarda ou impede a liberação de GnRH (hormônio liberador de gonadotropina), que é um hormônio que determina quando uma mulher começa seu período menstrual. Essa situação é mais frequentemente associada com baixo peso corporal, condições de anorexia, percentual de gordura corporal muito baixo e teor de gordura e consumo de calorias muito baixos.

Variações hormonais

Existem vários hormônios envolvidos no ciclo menstrual, incluindo GnRH, estrogênio e progesterona. Se esses níveis variarem fora dos valores normais, pode causar períodos menstruais irregulares ou ausentes. Um desequilíbrio do nível de produção de hormônios da tireoide também pode ter um impacto.

Exercícios

Exercício extenuante repetido pode levar a uma interrupção dos períodos menstruais. O maior risco de isso acontecer ocorre quando a quantidade de calorias e gorduras consumidas é menor do que a quantidade que está sendo queimada durante os exercícios. Embora algumas mulheres possam ver isso como algo benéfico, pode levar a outros problemas de fertilidade e de saúde. A solução mais fácil é aumentar o consumo de gordura e calorias.

Gravidez

A maioria das mulheres não têm períodos menstruais durante o decurso de uma gravidez. Obviamente, se houver a possibilidade de que você esteja grávida, é aconselhável fazer um teste de gravidez para ter uma resposta definitiva.

Menopausa

A menopausa é a causa mais comum da interrupção do ciclo menstrual em mulheres com mais de 50 anos de idade. Mulheres entre 40 e 50 anos podem ter menopausa precoce. Os sintomas desse evento em mulheres entre as idades de 20 e 40 são frequentemente referidos como menopausa precoce ou falência ovariana.

Outras causas

Existem muitas outras causas possíveis de uma interrupção do ciclo menstrual. Os tumores de hipófise, que secretam prolactina, são outra causa comum de amenorreia secundária. A síndrome do ovário policístico provoca menstruações pouco frequentes e níveis excessivos de hormônios masculinos. Problemas anatômicos, como por exemplo um bloqueio nas tubas uterinas, podem parar os períodos menstruais e podem ter implicações de longo prazo de fertilidade, caso a mulher não procure tratamento.

Recomendações

Se uma mulher estiver passando por períodos menstruais irregulares, infrequentes ou ele tiver parado por completo, é aconselhável consultar um profissional de saúde, pois pode ser necessário algum tratamento. Provavelmente serão pedidos o histórico médico e familiar completos. Pode haver uma solução simples para trazer o ciclo menstrual de volta para o intervalo normal, mas também pode ser necessário uma investigação mais profunda e tratamento. Embora muitas mulheres achem que é vergonhoso discutir a sua menstruação, não é algo que deva ser evitado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível