Quais as causas de manchas e vermelhidão no rosto de mulheres após os 40 anos?

Escrito por dawna theo | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as causas de manchas e vermelhidão no rosto de mulheres após os 40 anos?
À medida que você envelhece, sua pele pode começar a ficar vermelha e manchada (Woman with flawless skin complextion. image by nutech21 from Fotolia.com)

Descoloração e mudanças na pigmentação da pele do rosto ocorrem à medida que envelhecemos. Por volta dos 40 anos, mudanças típicas da menopausa podem ser o principal sintoma da vermelhidão e das manchas no rosto das mulheres. Saber quais os diferentes tipos de manchas pode ajudar você a entender as causas.

Outras pessoas estão lendo

Ondas de calor

Ondas de calor que tornam o rosto vermelho ocorrem devido à menopausa. Quando acontece, a mulher pode sentir um calor que se espalha da parte de cima da cabeça até o peito. Sua face pode ficar avermelhada. Ela também pode começar a suar e sentir que o coração bate acelerado. Esses episódios duram, em média, quatro minutos, de acordo com o site Aetna Health. As mulheres passam pela menopausa, a cessação de seu ciclo menstrual, por volta dos 51 anos, mas de acordo com o site, as ondas de calor podem começar entre dois e três anos antes do seu último ciclo menstrual.

Pele seca e descamando

À medida que você envelhece, sua pele pode se tornar mais seca devido às mudanças hormonais. A pré-menopausa é a principal causa das mudanças hormonais que afetam as mulheres de 40, 50 e 60 anos. A pele ressecada pode parecer vermelha, descascando e manchada. Para diminuir os efeitos, use um sabonete leve e um bom hidratante.

Rosácea

A rosácea é uma doença de pele crônica que afeta mulheres de 40 anos ou mais. A mulher pode apresentar uma vermelhidão profunda no nariz e nas bochechas. Algumas vezes, comida apimentada, bebidas quentes, exposição ao sol, tempo quente ou álcool dão início à reação. Mulheres com uma rosácea intensa e persistente devem procurar o cuidado de um dermatologista para diminuir os danos permanentes à pele.

Vasos capilares rompidos

Vasos capilares rompidos, também conhecidos como "telangiectasias", são vasos sanguíneos dilatados ou abertos que ocorrem na pele madura. As mulheres podem apresentar o problema porque sua pele envelhece e perde elasticidade. Capilares rompidos surgem como linhas avermelhadas sob os olhos, nos lados do nariz, nas bochechas e no queixo. Os tratamentos para remoção incluem: terapia com laser, injeções de ozônio, criomassagem tonificante ou cremes específicos para contrair os vasos sanguíneos.

Manchas da idade

Manchas da idade, também conhecidas como manchas senis, são pontinhos achatados vermelhos ou marrons. São causadas pela exposição ao sol e geralmente ocorrem em mulheres mais velhas, no rosto, mãos, braços ou peito. Para reduzir o seu aparecimento, evite o sol e considere um tratamento de limpeza de pele para retirar as células mortas superficiais.

Queratoses actínicas

As queratoses actínicas, também conhecidas como QAs, são lesões pré-cancerosas da pele com uma aparência marrom e avermelhada e escamosa. Mulheres que apresentem essas lesões no rosto devem procurar um dermatologista para saber se há risco de câncer de pele. Anos de exposição ao sol podem levar ao câncer. Se as QAs forem diagnosticadas cedo, um dermatologista pode impedir sua evolução ou prescrever produtos que as reduzam antes de se tornarem cancerígenas.

Angiomas cereja

Angiomas cereja são pontinhos vermelhos benignos que surgem na pele do rosto. São mais comuns em mulheres de meia idade.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica se caracteriza por escamas vermelhas e de aparência oleosa. Áreas ao redor do nariz, sobrancelhas e cílios são as mais comumente afetadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível