Quais são as causas do mau hálito e odor na boca?

Escrito por melissa lind | Traduzido por marcelo salzedas ricci

Outras pessoas estão lendo

Quais são as causas do mau hálito e odor na boca?

A halitose pode ser tratada e merece cuidados de especialistas

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Possíveis causas e origens do mau hálito

Mau hálito, também conhecido como halitose, é uma condição que afeta a maioria dos adultos em qualquer momento da vida podendo ter causas óbvias, tais como a má higiene bucal ou boca seca. Outras pessoas podem ter mau hálito crônico, que pode ser causado por uma série de doenças, incluindo não só os mais graves problemas dentários, mas também condições médicas, tais como insuficiência dos órgãos, problemas digestivos e infecções.

Causas odontológicas

A causa mais óbvia de mau hálito é a má higiene oral. Partículas de alimentos presas ao redor e entre os dentes coletam bactérias e contribuem para o mau hálito. A placa bacteriana, proveniente da quebra dos alimentos, fica presa nos dentes e também na língua, tornando a escovação diária e uso do fio dental costumes essenciais para manter a boca livre de maus odores. A má higiene bucal pode contribuir para o desenvolvimento de cáries, gengivite e doenças periodontais, além do agravamento da halitose. O odor bucal crônico derivado de cáries ou doenças periodontais precisa de atenção profissional.

Causas respiratórias

Doenças respiratórias, como alergias e infecções respiratórias, também podem causar mau hálito. Alergias e medicamentos antialérgicos podem fazer com que a pessoa durma com a boca aberta durante a noite, resultando no ressecamento da mucosa oral. A boca seca é uma das causas frequentes de halitose. As sinusites também produzem secreções que descem pela garganta e podem causar mau odor. Infecções dos brônquios, pulmão ou garganta também podem apresentar odor derivado do pus formado. Lembre-se de que qualquer infecção necessita de tratamento.

Doenças crônicas

Alguns tipos de câncer e outras condições metabólicas podem causar maus odores provenientes do pulmão e da boca. Doenças renais podem causar hálitos com cheiro de amônia e ureia, similares à urina. Problemas do fígado podem causar um cheiro de peixe e diabéticos podem ter seu hálito com cheiro de frutas, o que pode ser um incômodo devido à cetoacidose. Úlceras estomacais crônicas ou refluxo gástrico também podem causar mau hálito. Qualquer uma dessas situações devem ser supervisionadas por um médico.

Problemas com o estilo de vida

Hábitos como tabagismo e consumo de álcool, café ou alimentos picantes podem causar halitose. O álcool e o cigarro deixam odores muito característicos e ainda secam a boca, contribuindo para doenças periodontais. O café é uma bebida muito ácida que pode estimular o crescimento de bactérias, e comidas picantes, como cebola ou alho, criam gases fitoquímicos no processo de digestão que são absorvidos pelo corpo e expelidos pelo pulmão em até 72 horas.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media