Quais são as causas de uma memória fraca?

Escrito por jacquelyn jeanty | Traduzido por sylvia vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas de uma memória fraca?
O estresse, os maus hábitos alimentares e o processo de envelhecimento podem afetar negativamente nossa memória (blue brain image by John Sfondilias from Fotolia.com)

A habilidade de alguém para se lembrar de algo, fatos e eventos depende da capacidade do cérebro de desenvolver uma rede complexa de processos de arquivamento e resgate de informações. O mau funcionamento dos centros de processamento cerebral pode retardar o acesso à memória ou impedi-lo completamente. Embora doenças ou lesões possam afetar gravemente a memória, afetando áreas específicas do cérebro, a memória fraca normalmente tem um início mais gradual resultante fatores nutricionais, psicológicos, comportamentais e relativos à idade.

Outras pessoas estão lendo

Causas alimentares

Como o resto de nosso corpo, o cérebro necessita de alguns nutrientes para funcionar de forma adequada. Quando estes nutriente nos faltam de modo regular, o metabolismo do corpo e as funções cognitivas ficam afetadas, de acordo com o Instituto Franklin.

As células requerem um suprimento apropriado de oxigênio e um balanço adequado de vitaminas e nutrientes para funcionar de maneira coordenada. Tratando-se das funções cerebrais, os neurotransmissores secretados pelas células determinam quão eficiente será o processo de entrada e de saída das informações. Quando nutrientes essenciais estão em falta, o desequilíbrio dos níveis de neurotransmissores pode interromper o armazenamento e a recuperação de informações. Isso pode resultar em uma memória deficiente, incluindo esquecimentos, confusão e fadiga metal.

Quais são as causas de uma memória fraca?
Como o resto de nosso corpo, o cérebro necessita de alguns nutrientes para funcionar de forma adequada (Comstock/Comstock/Getty Images)

Estresse

O corpo humano normalmente se vale de condições leves e moderadas de estresse como uma vantagem. Isso ocorre através da produção de hormônios do estresse que melhoram o funcionamento cerebral e promovem respostas mais rápidas e melhor concentração, de acordo com o Projeto de Desordens da Memória da Universidade de Rutgers.

Entretanto, quando condições de estresse persistem por longos períodos -- como ocorre na depressão, na insatisfação com o trabalho ou em casos de solidão -- a produção contínua dos hormônios do estresse começa a afetar o cérebro e o corpo. No cérebro, os níveis excessivos de hormônios do estresse têm um efeito adverso no hipotálamo, que é uma das áreas principais envolvidas no funcionamento da memória. Ao longo do tempo, a habilidade de uma pessoa adquirir novas lembranças pode diminuir como resultado de danos às células cerebrais nesta área.

A insônia resultante do estresse e de outras causas pode afetar a capacidade cerebral de formar novas lembranças.

Quais são as causas de uma memória fraca?
A insônia resultante do estresse e de outras causas pode afetar a capacidade cerebral de formar novas lembranças (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Envelhecimento

A memória fraca pode ocorrer à medida em que as estruturas celulares do cérebro envelhecem, fazendo com que os processos metabólicos funcionem de forma menos eficiente. De acordo com a Faculdade Bryn Mawr, as áreas do cérebro, como o hipotálamo, normalmente se deterioram com a idade, o que afeta diretamente a capacidade do cérebro de armazenar e recuperar informações.

À medida que o corpo envelhece, o cérebro gradualmente perde suas células. Menos células cerebrais significa que existem menos células para produzir os neurotransmissores necessários para o bom funcionamento cerebral. Embora a maioria dos idosos seja ainda capaz de armazenar e recuperar informações, seus processos cerebrais podem ser tornar mais lentos. Um resultado comum deste fato é uma memória fraca, uma vez que o cérebro lava mais tempo para processar e absorver informações.

Problemas crônicos de saúde como doenças cardíacas e diabetes podem também afetar o funcionamento do cérebro, incluindo sua habilidade de guardar e recuperar as lembranças.

Quais são as causas de uma memória fraca?
Embora a maioria dos idosos seja ainda capaz de armazenar e recuperar informações, seus processos cerebrais podem ser tornar mais lentos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível