Quais são as causas de menstruação atrasada em adolescentes?

Escrito por rex molder | Traduzido por raquel l. pontes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas de menstruação atrasada em adolescentes?
Há muitas causas para menstruações ausentes em adolescente, algumas benignas e outras sérias (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

A maioria dos médicos considera que um ciclo menstrual normal tem 28 dias, a contar do início de uma menstruação até o começo da próxima. Entretanto, isto é apenas um guia e cada mulher é um pouco diferente. Em adolescentes cujos corpos estão cheios de hormônios sexuais, ciclos irregulares são mais comuns que os regulares. Mas a ausência de menstruação nem sempre é normal ou benigna. A causa pode ser uma condição médica séria. Se uma adolescente tem uma ou duas menstruações ausentes, você deveria considerar outra causa para isso.

Outras pessoas estão lendo

Gravidez

Para uma adolescente que é sexualmente ativa, a gravidez sempre é uma causa possível para ausência de menstruações. Na verdade, esta deveria ser a primeira causa considerada no caso de uma adolescente sexualmente ativa. Mesmo que ela tome precauções, não há maneiras completamente efetivas de prevenir a gravidez a não ser a abstinência sexual. A melhor maneira de determinar se uma gravidez é a causa da ausência de menstruação é pedir um exame a um médico. Testes caseiros são bastante precisos, mas não se pode compará-los com testes clinicamente administrados. Outras sinais que indicam a gravidez como causa são ganho de peso, náuseas e seios sensíveis, mas estes também podem ser sintomas de várias doenças e não são conclusivos.

Do outro lado da possibilidade de gravidez está o uso de contraceptivos hormonais. Se a adolescente está usando algum tipo de contraceptivo, você deve esperar menstruações anormais. De fato, intervalos de até 6 meses entre menstruações são normais.

Doenças

Há muitas doenças que podem levar a ausência de menstruação. Por menstruações serem controladas por hormônios, as causas mais comuns relacionadas a doenças são aquelas que os afetam. Alguns exemplos possíveis são tumores ovarianos, uterinos e cerebrais. Mesmo se os tumores não forem cancerígenos, eles podem afeitar a produção normal de hormônios.

Outro culpado comum é a anorexia. Uma adolescente sofrendo de anorexia eventualmente encontra-se em um estado de má-nutrição e o corpo cessa o que determina ser funções desnecessárias. Deve-se suspeitar da anorexia se as menstruações ausentes forem acompanhadas de uma extrema perda de peso.

Uma causa menos séria para a ausência de menstruações é a anemia. Se não há outra condição oculta causando o problema, mudanças na dieta e vitaminas podem rapidamente remediar isto.

Infelizmente, há dezenas de outras doenças que também podem causar ausências de menstruação. Elas geralmente não são diagnosticadas até que outras causas mais comuns sejam descartadas.

Stress

O estresse pode provocar estragos no corpo, causando inúmeros sintomas. Em mulheres, alguns dos primeiros efeitos da fadiga extrema é a interrupção da menstruação. A adolescência de uma menina pode ser extremamente estressante por várias razões, sendo a menor delas o início da própria menstruação. Se você suspeita que o estresse é a causa, a melhor ação a tomar é aconselhar e simplesmente conversar com a menina. Em casos extremos, também pode haver um problema mental desconhecido que um profissional precisará diagnosticar.

Exercícios

Para meninas que são ativas em esportes que exigem mais do corpo como atletismo, futebol e ginástica, a ausência de menstruação é bastante comum, especialmente se a menina já for bastante magra. Parecido com o que o corpo faz em caso de anorexia, ele determina que os recursos necessários para a menstruação serão melhores utilizados em outro local. A menos que o exercício seja acompanhado por um desordem alimentar, não deve haver causa para preocupação e as menstruações irão retornar dois meses após a menina reduzir a carga de exercícios. Entretanto, porque pode haver uma razão mais séria para a ausência de menstruação, você deve eliminar outras causas comuns antes de presumir que a culpa é do exercício.

Outras causa

O número de causas possíveis para a ausência de menstruação em adolescentes é grande demais para ser listado. Mas geralmente não há razões para se preocupar a não ser que outros sintomas, mentais ou físicos, estejam presentes. Na verdade, pode ser bastante normal para a adolescente. Meninas que começaram a menstruar quase sempre têm ciclos irregulares por causa de flutuações hormonais. A não ser que a menina não menstrue por vários meses consecutivos, mudanças hormonais normais são uma causa provável.

Algumas outras causas possíveis incluem obesidade, doenças sexualmente transmissíveis, medicações, doenças pélvicas e até o uso de tabaco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível