Saúde

Quais as causas de um nariz ressecado?

Escrito por bernadette sukley | Traduzido por andressa ferrari arevalo
Quais as causas de um nariz ressecado?

Conheça meios de manter a umidade natural do seu nariz

Human nose macro shot image by Gleb Semenjuk from Fotolia.com

Seu nariz é a primeira linha de defesa contra as doenças infecciosas. Se a pele fina dentro de seu nariz estiver seca, ele não será capaz de impedir os germes de entrarem em seu corpo. Felizmente, a umidade dentro de seu nariz ajuda a produzir muco que literalmente capta os vírus, bactérias e partículas perigosas antes de eles entrarem nas vias respiratórias e pulmões. No entanto, há momentos em que o seu nariz pode passar por um ressecamento.

Outras pessoas estão lendo

Infecção do sistema respiratório superior

Enquanto a maioria das pessoas associam gripes e resfriados com o nariz escorrendo, alguns vírus podem provocar o ressecamento das passagens nasais. A congestão nasal que acompanha a infecção (rinite) impede os níveis normais de umidade do revestimento interno do nariz.

Medicamentos

Sprays nasais e medicamentos orais podem causar alergia às membranas nasais fazendo-as secar. Medicamentos para alergia ou anti-histamínicos muitas vezes listam nariz e garganta secas como efeitos colaterais comuns. Os sprays nasais são usados para congestão nasal, mas um nariz ressecado ou um efeito rebote pode ocorrer quando sprays nasais são usados em excesso.

Síndrome de Sjögren

Uma condição chamada síndrome de Sjögren provoca o ressecamento das membranas mucosas no corpo. Olhos e tecidos nasais e orais podem tornar-se secos e irritados. Este distúrbio autoimune geralmente ataca mulheres com mais de 40 anos de idade.

Ambiente domiciliar

O ar dentro de uma casa mediana é mais seco que o do deserto do Saara. Seu corpo funciona melhor numa umidade acima de 20 por cento, mas abaixo dos 60 por cento. Em ambientes de baixa a nenhuma umidade, o nariz irá perder umidade e secar.

Menopausa

Quando as mulheres entram na menopausa ocorre diversas alterações na pele. O colágeno, um componente conjuntivo da pele, diminui sua produção e a pele torna-se menos elástica. As alterações hormonais também causam um ressecamento das mucosas dos olhos, da boca, dos tecidos vaginais e do nariz.

Aviso de pressão sanguínea alta

O interior do seu nariz pode tornar-se tão seco a ponto da pele rachar e causar hemorragias nasais. No entanto, nariz seco acompanhado de hemorragias nasais (sagramento de narinas posteriores) pode ser um indicador de pressão arterial elevada. Este fenômeno ocorre em menos de 20 % nos casos de emergência com hemorragias nasais.

Soluções

Existem várias maneiras de hidratar o nariz. Beber mais água - cerca de 8 copos de 230 ml por dia. Comer frutas com alto teor de água como laranja e melancia, também auxilia na hidratação do nariz. Outra maneira é usar um umidificador de ar em casa e no trabalho. Se você estiver usando medicamentos que sequem o nariz, use um soro fisiológico nasal para manter a pele úmida. Certifique-se de hidratar o interior do nariz com um pouco de vaselina. Se o seu nariz sangra, fale com o seu médico sobre a sua pressão arterial e outros medicamentos que você estiver tomando. Reduza o consumo de alimentos e bebidas que secam as mucosas (álcool, sal e cafeína). Finalmente, o exercício. Ao correr, seu nariz pode escorrer, e assim, a umidade vai hidratar as membranas nasais.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media