Quais são as causas de náusea após comer doces?

Escrito por barbara stefano | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas de náusea após comer doces?
A náusea após comer doces pode ser atribuída a diversas causas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Dores de estômago após comer a sobremesa podem ser atribuídas ao fato de comer demais, afinal de contas, é difícil parar de comer uma trufa de chocolate ou um sorvete. Um leve desconforto não é incomum, mas uma náusea forte após o consumo de doces pode ter causas sérias.

Outras pessoas estão lendo

Diabetes

A diabetes tipo 2, ou altos índices de açúcar no sangue, podem causar náuseas após a ingestão de doce. Ela ocorre quando o açúcar sobe para um nível perigoso. Além de sentir náusea, os indivíduos podem ter uma variedade de outros sintomas amedrontadores, incluindo sede, fraqueza, confusão, cãibra nas pernas e até convulsões. Se não for tratada, a diabetes tipo 2 pode causar sérias complicações.

Quais são as causas de náusea após comer doces?
Náusea e fraqueza (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Adoçantes artificiais

Os adoçantes artificiais podem ser uma boa opção para diabéticos e outros indivíduos que queiram cortar o consumo de açúcar. Eles contêm menos calorias que o açúcar, ou até mesmo nenhuma caloria, e podem ser usados com moderação em uma dieta saudável. Contudo, esses adoçantes podem causar náusea, cãibras e diarreia se consumidos em excesso. O manitol, sorbitol, xilitol, maltitol e isomaltose são os mais populares usados pelos fabricantes de doces.

Esvaziamento gástrico rápido

O esvaziamento gástrico rápido geralmente ocorre imediatamente após uma refeição ou dentro de algumas horas após se alimentar e é causado pelo fato de a comida sair do intestino muito rápido. Como o corpo digere carboidratos simples mais rapidamente do que outros alimentos, os doces acabam sendo "culpados" por isso. Pessoas com a síndrome de Zollinger-Ellison ou que tenham passado por cirurgias bariátricas, como gastroplastia redutora, são mais suscetíveis a isso. Outros sintomas incluem arrotos, diarreia, fraqueza, fadiga e tontura.

Quais são as causas de náusea após comer doces?
Sinalizações do banheiro (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Outros fatores

Por vezes, a náusea sentida após a ingestão de doces não é diretamente causada pelo açúcar, mas por outros fatores. Por exemplo, a náusea após o consumo de uma bebida gaseificada doce pode ser resultado do inchaço provocado pelo gás. Em outros casos, o simples fato de comer bastante pode ser o problema. As grandes quantidades de gordura que às vezes acompanham os doces, ou até a sensibilidade aos extratos, podem causar a náusea. A gravidez também pode ter esse efeito em mulheres que, até então, não sofriam com esse problema.

Quais são as causas de náusea após comer doces?
O gás das bebidas gaseificadas pode causar náusea (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Considerações

Sentir náusea vez ou outra não costuma ser algo alarmante, e a condição responde bem a remédios vendidos sem prescrição. Contudo, se a náusea for recorrente ou persistir por mais do que alguns dias e não responder bem ao tratamento, procure ajuda médica. Indivíduos com doenças como diabetes ou problemas cardíacos devem consultar um médico se a náusea for recorrente. Procure ajuda se a náusea for acompanhada por febre, dor, confusão ou vômitos excessivos ou com sangue.

Quais são as causas de náusea após comer doces?
Explique os sintomas para o médico (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível