Quais as causas de patas avermelhadas em cães?

Escrito por stevie donald | Traduzido por lucas irineu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as causas de patas avermelhadas em cães?
Problemas de pele podem ser incômodos para o cão (pet dog feet paw image by Paul Retherford from Fotolia.com)

Problemas de pele podem ser incômodos para o cão e, às vezes, frustrantes para o veterinário e o dono na hora de realizar um diagnóstico. Alguns problemas de pele e unhas resultam em vermelhidão nas patas do cachorro. A resposta do animal à coceira é muitas vezes lamber a área que coça. Se seu cachorro lambe suas patas e se elas estão vermelhas, existem causas e tratamentos comuns, e outros que são mais difíceis de se descobrir.

Outras pessoas estão lendo

Causas primárias

As principais causas para patas avermelhadas normalmente incluem contato com alérgenos. Estes incluem produtos químicos em geral ou produtos de limpeza. Se você suspeita que este é o caso, lave as patas do cão com detergentes leves ou xampu canino, e enxague com uma mistura meio a meio de vinagre branco e água. Para cachorros com pés sensíveis, sapatos caninos podem mantê-los confortáveis.

Causas secundárias

Patas avermelhadas podem ser sintomas secundários de outras doenças. Um sintoma comum de alergia à comida são patas vermelhas, inflamadas e com coceira. Alguns parasitas, principalmente o amarelão, entram no corpo do cão através de suas patas e, embora muitos animais não apresentem sintomas até que os vermes se prendam às paredes intestinais, outros podem apresentar irritação no ponto de entrada do parasita. Ademais, um cachorro pode lamber incessantemente suas patas por causa de uma unha rachada ou uma farpa. Isso pode também causar vermelhidão e feridas conhecidas como granulomas de lambedura. Um cachorro entediado ou estressado também pode desenvolver o hábito de se lamber constantemente.

Quando apenas uma pata está vermelha

Se apenas uma pata apresenta vermelhidão, a causa provavelmente não é alergia. Pode ser devido a mordidas de insetos, farpas, unhas quebradas ou infecção fungal. Infecções fungais podem atacar uma única unha ou almofada da pata. Verifique entre os dedos por objetos estranhos ou cistos. A não ser que seja uma mordida ou uma farpa facilmente removível, o cachorro provavelmente precisa de cuidados veterinários. Se a causa é devido a parasitas, uma única dose de vermífugo receitada por um veterinário irá matar os vermes e a irritação deve passar.

Quando todas as patas estão vermelhas

Suspeite de irritação por contato ou alergias alimentares se todas as patas do cachorro estão avermelhadas por longo períodos de tempo. Patas avermelhadas podem também ser um sintoma de bolor (Candida albicans). Seu veterinário pode receitar remédios como anti-histamínicos para deixar seu cão mais cômodo, auxiliando na criação de um plano de tratamento.

Caso perceba seu cão constantemente lambendo suas patas e seu veterinário não consegue achar nenhuma causa, considere que talvez possa ser devido à ansiedade ou depressão. Se suspeitar que esse pode ser o caso, tente passar mais tempo exercitando, brincando e treinando seu cachorro. Procure um serviço de babás caninas, e dê a seu cão algo gostoso e duradouro para mastigar e ocupar bem seu tempo quando ele for deixado sozinho.

Patas avermelhadas devido à alergia

Alergias alimentares em cachorros muitas vezes se manifestam na forma de patas avermelhadas. Se o animal também tem coceiras gerais, perdas de pelo e dores de barriga, pode ser uma alergia a grãos ou proteína em sua comida. Uma dieta de eliminação pode ajudar a descobrir qual é o alérgeno, e existem várias opções alimentares de comida não alergênica.

Alergias atópicas (do ar) ou sazonais também podem causar estes sintomas, incluindo patas vermelhas e irritadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível