×
Loading ...

Quais são as causas de pelos brancos em cães jovens?

Atualizado em 17 abril, 2017

O aparecimento prematuro de pelos brancos em cães é um problema comum. Normalmente ele não representa nenhum problema sério de saúde mas, em alguns casos, os cães podem precisar de cuidados especiais. A causa do aparecimento dos pelos brancos e os possíveis tratamentos devem sempre ser observados com cuidado.

O labrador é uma raça que tem tendência a desenvolver pelos brancos prematuramente (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Problemas genéticos

Esse é um dos fatores mais comuns que contribuem para o aparecimento prematuro de pelos brancos em cães. Pesquisadores descobriram que esse evento é mais comum em cães que tem a maior parte do pelo preto. Alguns cães que costumam apresentar o problema são os galgos, labradores, whippets, o Chesapeake Bay retrivier, dinamarqueses, borzoi e border collies. Nessas raças, a cor do pelo próximo ao focinho começa a ficar branca cedo e deve ser observada com atenção.

Loading...

Problemas de saúde

Os pelos brancos são comuns em cães, mas seu aparecimento precoce pode ser devido a um problema de saúde que afeta a cor natural dos pelos e deixa o cão completamente grisalho. Na maioria dos casos, os cães também apresentam queda excessiva de pelos e eventualmente os fios ficam mais finos. Se o cão apresentar esse conjunto, leve-o ao veterinário. O uso de determinados shampoos e cuidados específicos com o cão podem melhorar muito o problema.

Água

É comum que cães de uma determinada área desenvolvam pelos brancos prematuramente. Se esse é o caso de seu cão, pode ser que a água consumida por ele esteja por trás do problema. Pesquisadores descobriram que água com altos teores de cloro e fluoretos pode afetar muito a saúde dos cães e levar ao aparecimento de pelos brancos.

Alimentos não-naturais

Esse é outro importante fator que contribui para o aparecimento prematuro de pelos brancos em cães. É comum que pessoas ofereçam grãos e vegetais para seus cães, o que pode estressar o pâncreas e o fígado. Cães são carnívoros, e é recomendado que eles sempre comam carne, que é bem digerida por eles. Gramíneas e bagas só são consumidas por cães como automedicação quando se sentem mal e não devem ser oferecidas com regularidade.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...