Quais são as causas da pobreza nos países de terceiro mundo?

Escrito por justin beach | Traduzido por lara kimberly pedra barbosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas da pobreza nos países de terceiro mundo?
Oitenta porcento da população mundial vive com menos de 1 dólar por dia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

De acordo com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), aproximadamente 600 milhões de crianças em países em desenvolvimento vivem com menos de 1 dólar por dia, e uma pessoa, geralmente uma criança com menos de cinco anos, morre de fome a cada 3,6 segundos. Embora exista pobreza em todos os países, e nenhuma causa possa ser atribuída todos os país ou regiões, existem várias causas que afetam grande parte dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

Outras pessoas estão lendo

Colonialismo

Muitos países nunca se recuperaram completamente dos efeitos do colonialismo. Durante gerações, em algumas partes da África, os jovens mais saudáveis foram levados no mercado escravista. Mesmo depois do comércio de escravos, a maioria das colônias era usada como fonte de trabalho barato e matérias-primas, ao mesmo tempo que fornecia pouco em termos de serviços e desenvolvimentos para as populações nativas. Esses problemas continuaram nos séculos 20 e 21, já que as nações ricas apoiaram as ditaduras para assegurar um fluxo estável de recursos baratos.

Corrupção e elitismo

Em muitas partes do mundo em desenvolvimento, ditadores corruptos e elitismo econômico contribuem para a desigualdade de renda e pobreza. Em um sistema onde suborno é necessário para conseguir oportunidades como contratos de governo, essas oportunidades irão para os indivíduos que têm dinheiro para pagar. Em governos corruptos, as oportunidades frequentemente são dadas para aqueles com amigos e parentes dentro do próprio governo. Isso tende a criar um clima no qual um pequeno grupo de indivíduos ricos e poderosos se tornam mais ricos e poderosos, e a maioria da população é deixada na pobreza.

Educação

De acordo com o Centro para Estudos das Economias Africanas dos Estados Unidos, a educação é um dos jeitos mais seguros para tirar as pessoas da pobreza. Em muitos países empobrecidos, crianças pobres não vão à escola, seja porque as oportunidades de educação não estão disponíveis ou porque precisam trabalhar para ajudar as famílias. Isso pode criar um ciclo de pobreza em que gerações sucessivas de crianças precisam trabalhar ao invés de ir à escola.

Meio-ambiente e recursos

A falta de recursos também frequentemente contribui para a pobreza nos países de terceiro mundo. Isso inclui falta de itens básicos como combustível, água e terra para produção de comida. Educação de má qualidade contribui para esse problema quando a administração das terras leva a um rendimento mais baixo das culturas, e a má saúde pública e práticas ambientais levam ao crescimento de doenças. De acordo com o UNICEF, uma em cada cinco crianças no mundo não tem acesso ao saneamento básico e uma em cada quatro crianças não tem acesso à água potável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível