Quais são as causas da prostatite aguda?

Escrito por michaele curtis | Traduzido por andressa gonzalez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas da prostatite aguda?
A prostatite pode ser dolorosa (Pixland/Pixland/Getty Images)

A prostatite (também chamada de infecção da próstata) é uma inflamação e um inchaço da glândula da próstata. Ela não é incomum e pode ser dolorosa. O tipo mais comum é a prostatite aguda, uma incidência isolada da infecção que não se prolonga e que pode ser facilmente tratada com a terapia antibiótica.

Outras pessoas estão lendo

Estrutura, função e localização da próstata

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que pode ser encontrada perto da uretra (um pequeno tubo conectado à sua bexiga). Na verdade, a próstata é enrolada em torno do início da uretra, em uma proximidade tão estreita a ponto de as duas estruturas afetarem frequentemente uma à outra. Mesmo que a próstata seja fortemente afetada pela uretra, ela é, na verdade, uma parte do sistema reprodutivo. Embora nem todas as funções da glândula da próstata sejam completamente compreendidas, sua principal função parece ser a secreção de nutrientes à base de proteínas durante a ejaculação. Isso ajuda o sêmen a permanecer saudável enquanto ele executa sua própria função.

A prostatite aguda

Existem dois tipos de infecções da próstata: a prostatite crônica e a aguda. A diferença entre as duas é o fato de a aguda ocorrer em incidentes isolados de curto prazo, enquanto a crônica é um longo e persistente incidente. Das duas, a aguda é a mais facilmente compreendida e medicada e, na maioria das vezes, pode ser tratada através de um curto período de terapia com antibióticos, pois é mais frequentemente causada por uma infecção bacteriana.

Cateterismo

Uma causa da prostatite aguda é o cateterismo. Os cateteres são pequenos tubos flexíveis inseridos na uretra e empurrados através dela para a bexiga. Eles são usados ​​para drenar a urina da bexiga quando você é incapaz de urinar. Embora o cateter e a entrada para a uretra sejam esterilizados antes da realização do procedimento, as bactérias que são normalmente encontradas na pele acham a possibilidade de colonizar a uretra. Com sua uretra localizada tão perto de sua próstata, as infecções bacterianas que a afetam são facilmente capazes de viajar até a próstata.

Sexo anal

O sexo anal heterossexual ou homossexual também pode levar à prostatite aguda. Existem certos tipos de bactérias, como a Escherichia coli, que vivem em seu trato intestinal inferior, em seu ânus ou em suas fezes, e que podem causar infecções do trato urinário, quando nele introduzidas. A uretra masculina vai até o pênis e não só elimina a urina, mas também o sêmen. O sexo anal pode permitir que as bactérias entrem na uretra, o que pode causar infecções no trato urinário, como a uretrite, que pode levar à prostatite aguda, pois ela pode facilmente se espalhar para a próstata.

Hiperplasia prostática

Sua próstata cresce naturalmente até a idade de vinte anos, incentivada pela produção de hormônios masculinos, incluindo a testosterona, e experimenta um outro surto de crescimento após a idade de quarenta anos, quando a maioria dos homens sofrem de hiperplasia prostática, que muitas vezes leva à cistite. A cistite é um tipo de infecção urinária que afeta a bexiga. A próstata está enrolada em torno da uretra e, quando está aumentada, pode impedir a uretra de drenar a urina da bexiga. A urina estagnada na bexiga torna-se um terreno fértil para a toxicidade e as bactérias. À medida em que a infecção progride, pode espalhar-se no interior da uretra e da próstata, causando a prostatite aguda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível