Mais
×

Quais são as causas da queda de pelos em um Shar-Pei chinês?

Atualizado em 17 abril, 2017

O Shar-Pei, ou Shar-Pei chinês, é uma raça de cães de tamanho médio conhecida por suas rugas e língua negra-azulada. Essa espécie rara originária da China apresenta pelo curto e denso. Eles nascem com suas rugas, mas elas gradualmente desaparecem a medida que crescem e sua pele se torna adulta. Eles são conhecidos como cães lutadores; a nobreza chinesa os usou para este propósito até que os comunistas baniram a prática.

Os Shar-Peis jovens têm numerosas rugas profundas (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Alergias

Alergias a alimentos e inalantes são comuns na maioria dos cães, e a queda dos pelos pode ser um dos sintomas. Elas podem ser causadas por uma super-reação do sistema imune, e sua fonte pode ser difícil de identificar. Experimentos com alimentos ou um simples exame de sangue podem revelar os alérgenos. Alergias alimentícias são fáceis de se tratar pela remoção de certos alimentos da dieta canina, mas as inalantes são muito difíceis de prevenir, e serão mais comuns no verão.

Sarna

A sarna é causada pelo ácaro demodex e está presente em todos os cães. Geralmente, o hospedeiro e o parasita são capazes de co-existirem, com o próprio sistema imune canino mantendo níveis baixos de ácaros. Ocasionalmente, durante momentos de atividade hormonal aumentada, como surtos de crescimento ou momentos de estresse, os ácaros podem aumentar em número e isso pode resultar em porções de perda de pelos. Frequentemente, as coisas retornam ao normal uma vez que os padrões normais do cão se re-estabelecem, mas em casos graves ou persistentes, o tratamento veterinário deve ser procurado.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma doença comum em muitas raças de cães, e ocorre quando a glândula tireoide é incapaz de funcionar e produzir os hormônios necessários à manutenção do funcionamento adequado dos sistemas corpóreos. A queda dos pelos é um desses sintomas. Ao ser diagnosticado, o tratamento é simples, com a administração de uma dose diária de hormônios tireoidianos sintéticos.

Dermatite piotraumática

A dermatite piotraumática é uma condição comum nos Shar-Peis, provocada por auto-lesões decorrentes de coceiras. As manchas podem ocorrer como resultado de uma doença cutânea, alergias, umidade presa nas dobras do pelo do cão e até mesmo por picadas de pulgas. A irritação na pele faz com que ele excessivamente coce e mastigue as regiões irritadas. Pele avermelhada e pontos de perda de pelos aparecerão. As manchas geralmente ocorrem durante os meses mais quentes do verão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article