Saúde

Quais são as causas da queimação nos pés?

Escrito por joyce starr | Traduzido por ronaldo moretti

A síndrome da queimação nos pés, ou síndrome da febre ardente, é uma condição em que os pés ficam dolorosamente quentes. É comum que pessoas com 50 anos ou mais reclamem dessa síndrome e seus sintomas. Embora existam várias causas que possam ocasionar a síndrome de febre ardente, a maioria delas não é grave. Através de diversos tratamentos e mudanças de estilo de vida, a maioria dos sintomas pode ser controlada.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

O sintoma mais comum da síndrome é a sensação que seus pés estão queimando. Às vezes essa queimação pode ser dolorosamente quente; outras vezes, a queimação pode ser leve. Outros sintomas dessa síndrome são vermelhidão, inchaço ou sensação de punção nos pés. Às vezes essa queimação pode ser tão dolorosa que uma pessoa pode ter problemas para dormir.

Causas

As causas podem ser algo tão simples quanto pés cansados, ou sapatos que não se encaixam corretamente. Se você fica em pé por longos períodos do dia, isso pode ser a causa. Outras causas menos graves são tecidos que causam irritação ou infecções fúngicas, como pé de atleta. Casos mais graves são devido a alcoolismo, lesão do nervo, disfunção da tireoide, neuropatia diabética de distúrbios do sangue, AIDS, insuficiência renal, danos no fígado, cirurgia gástrica, doença arterial periférica e anemia.

Quando procurar tratamento

Procure tratamento médico imediatamente se a sensação de queimação vem de repente depois que você tenha sido exposto a uma substância tóxica. O mesmo vale se você é diabético e a sensação de queimação acontece de repente e seus pés têm feridas abertas. Se a sensação de queimação continua depois de você tentar cuidá-la durante várias semanas, marque uma consulta com o médico. Marque uma consulta se a dor se tornou intensa, mais dolorosa, se começou a se espalhar em suas pernas ou se você perdeu a sensação dos dedos e pés.

Diagnóstico

O médico vai querer saber o que está acontecendo com seus pés para que possa prescrever um plano de tratamento. Provavelmente você será perguntado sobre sua história recente e saúde. Testes como ressonância magnética, exames de sangue e raios-x devem ser realizados para determinar a causa de seus sintomas.

Tratamento

Se a causa de sua queimação nos pés tem causas simples, como pés cansados e sobrecarregados, você deve descansar seus pés em um nível elevado, usar sapatos mais confortáveis e de melhor caimento ou mergulhar os pés em um banho de água fria. Você também pode ser solicitado a usar palmilhas de terapia magnética. Se a dor for causada por uma infecção, você deve usar um creme tópico e antibióticos para tratar a infecção fúngica. Se os sintomas são causados por uma doença grave, a doença deverá ser tratada para aliviar a queimação em seus pés.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media