Quais as causas de rangidos no volante?

Escrito por allen moore | Traduzido por eduardo gama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as causas de rangidos no volante?
Alguns fatores podem fazer com que o volante fique rangindo ao ser girado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O volante do automóvel gira sobre um rolamento, que permite-o virar independente da barra de direção. Dentro do conjunto da barra de direção e do volante existe uma mola. O trabalho dessa mola é enrolar e desenrolar a fiação que conduz o sistema eletrônico do volante, como a buzina, controles do rádio, botões de direção assistida e outros itens. Ambos rolamento e molas podem gerar rangidos em certas circunstâncias.

Outras pessoas estão lendo

Sujeira

Se o veículo é utilizado em climas secos e empoeirados, gordura e sujeira podem acumular dentro dele. Essa sujeira pode se depositar entre o volante e o rolamento da coluna de direção. Uma vez que a sujeira começa a cobrir o rolamento, ela pode agir como um abrasivo, o que pode gerar rangidos audíveis em casos mais extremos. Se detectado com antecedência, a sujeira pode ser removida com um jato de ar comprimido disparado no vão entre o volante e a coluna. Em casos onde isso não é o bastante, o volante deve ser removido e o rolamento deve ser limpo à mão.

Rolamento quebrado

Se o problema acima não for tratado em tempo hábil ou se a coluna de direção foi submetida a um estresse muito grande, um ou mais rolamentos dentro do anel podem quebrar. Conforme o anel de rolamentos gira, cada vez que um rolamento entra em contato com outro ou com o anel em si, um rangido pode ocorrer. Se isso for constante, o anel de rolamento deve ser substituído. Se isso for negligenciado por muito tempo, o anel de rolamentos pode quebrar, fazendo com que o volante trave e não gire mais.

Mola

A mola fica dentro do volante e enrola e desenrola junto com o giro do volante. Ela é submetida a pequenas forças, quando girada para frente e para trás, causadas pelos vários fios e cabos que passam através dela quando é esticada e relaxada. Embora raro, a mola pode quebrar e quando isso acontece uma parte quebrada da mola pode ficar presa entre as demais partes móveis no conjunto volante e coluna de direção. A única solução para isso é substituir a mola. Se o veículo for equipado com airbags, não tente remover o volante. Leve o veículo a um profissional para evitar que o airbag exploda, o que pode causar ferimentos graves.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível