×
Loading ...

Quais são as causas do rompimento do tímpano em bebês?

Atualizado em 17 abril, 2017

O rompimento do tímpano consiste na formação de uma cavidade no fino tecido que protege o ouvido interno do ambiente, e pode ter varias causas diferentes. Essa lesão normalmente se cura por conta própria depois de algumas semanas, mas é importante consultar um médico para um diagnóstico de especialista.

O tímpano do bebê pode ser danificado facilmente (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Lesões na cabeça

Uma lesão na cabeça causada de forma tão simples como uma queda ou por uma leve batida já pode criar a ruptura. Isso pode deixar a criança com um zumbido no ouvido, perda de um pouco da audição e talvez um leve sangramento.

Loading...
Uma batida na cabeça pode romper o tímpano (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Objeto estranho

A inserção de um objeto estranho na orelha pode furar a barreira fina que é o tímpano. Sempre observe os bebês, pois eles podem tentar colocar algo dentro da orelha.

Até cotonetes podem perfurar o tímpano (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Barulhos altos

Barulhos excessivamente altos podem criar pressão que, quando elevada o suficiente, pode estourar o tímpano. Isso é um caso extremo, mas é importante lembrar que a perda auditiva começa com a exposição diária a sons como o rádio, tv ou cortador de grama.

Monitore os níveis de ruído e mantenha-os em um volume seguro para proteger a audição do bebê (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Mudanças de pressão externa

Uma preocupação comum ao viajar com bebês é que a mudança de pressão na cabine do avião deixa a criança inquieta. Essa pressão quando não aliviada pode levar ao rompimento do tímpano.

Mudanças de pressão internas

Infecções no ouvido podem causar uma ruptura se existe um acúmulo de pressão muito grande devido a uma infecção do ouvido médio.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...