Quais são as causas de ruídos em um ar-condicionado doméstico?

Escrito por danielle hill | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas de ruídos em um ar-condicionado doméstico?
Os ruídos do ar-condicionado podem ser devidos a um mau funcionamento do compressor (Schäferhund image by Angelika Bentin from Fotolia.com)

Os ares-condicionados variam muito no nível de ruído que produzem. Se você perceber que o seu sistema faz um barulho inusualmente alto ou de forma irregular, pode haver um problema com o compressor. Se for o seu caso, há vários motivos possíveis, desde falhas menores até problemas sérios.

Outras pessoas estão lendo

Considerações preliminares

Antes de inspecionar o compressor do ar-condicionado, determine se o nível de ruído não é parte do funcionamento normal. Embora possa parecer uma questão de sentido comum, muitas pessoas não percebem o ruído que os equipamentos fazem normalmente. Se você não estiver acostumado ao seu e ele for velho, pode ser que ele simplesmente seja ruidoso. Determine também se o som provém do compressor ou de outros elementos que também produzam ruído, como dutos ou o tratador.

Peças frouxas ou soltas

Se você ouvir um ruído metálico, a causa pode ser uma peça frouxa, problema comum nos compressores. Esse problema é simples de determinar, mas é recomendável contratar um profissional de AVC (aquecimento, ventilação e climatização) para abrir o equipamento e inspecioná-lo. Ao buscar peças soltas, revise a tubulação do refrigerante e verifique se está muito próxima a outro elemento. Também é possível que um parafuso ou uma peça desnecessária tenha sido deixada dentro da unidade, o que pode causar um tilintar.

Vazamento do refrigerante

Se o barulho for perceptível apenas quando o compressor arranca, o problema pode ser devido a um vazamento do refrigerante para o cárter do compressor. Se você acha que o problema é esse, certifique-se de pedir a um especialista para inspecionar o equipamento durante o arranque. O problema pode ser resolvido de forma relativamente fácil, substituindo o aquecedor do cárter.

Vazamento de óleo

Se o ar condicionado for antigo, pode haver um vazamento de óleo dentro do compressor, coisa que é improvável na maioria das unidades modernas. Você pode fazer uma inspeção preliminar sem abrir o compressor, buscando rastros de óleo fora e ao redor do mesmo. Se encontrar evidências de um vazamento, o problema pode estar sendo causado por uma carga baixa de óleo no equipamento. Caso o compressor tenha um medidor, verifique que o indicador esteja entre 1/2 e 3/4. Qualquer valor fora desse intervalo pode causar ruído e exigirá a manutenção de um profissional.

Condensador de arranque

Se o ruído do compressor for semelhante a um zumbido ou uma vibração, o problema pode estar no condensador de arranque. Verifique o funcionamento do motor: se ele demorar para arrancar ou não conseguir fazê-lo, o problema está no condensador. O problema pode ser resolvido com um "kit de arranque a frio", um produto feito especificamente para forçar o arranque de condensadores e compressores problemáticos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível