×
Loading ...

Quais são as causas dos surtos de acne súbitos e severos?

A acne é considerada como uma condição da adolescência, porém pode ser problemática em qualquer idade. Na verdade, algumas pessoas podem estar livres da acne por uns anos e, então, um dia acordar com uma série delas. Isso pode ser alarmante e um tanto chato para a autoestima. Existem tratamentos para ajudar a lidar com a situação, mas conhecer a origem pode ser útil durante a abordagem.

Acne (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Bactéria

Embora a acne não seja causada por impurezas, pode ser originada a partir da acumulação de bactérias sobre a pele, a qual é obstruída por células mortas e óleo. Essa bactéria é chamada de Propionibacterium acnes e é conhecida por causar a acne.

Loading...
Bactéria (Chad Baker/Photodisc/Getty Images)

Pele oleosa

Se você tem pele oleosa, é muito mais propenso a desenvolver um súbito surto do que uma pessoa que não tem. O excesso de óleo pode entupir os poros e encurralar a bactéria lá, causando o aparecimento de manchas, aparentemente durante a noite. Existem produtos de limpeza facial e tratamentos disponíveis para ajudar a normalizar a pele oleosa, mas levará um tempo até que sua pele se adapte.

Limpeza Facial (Pixland/Pixland/Getty Images)

Células mortas

A célula morta está presente na superfície da nossa pele em todos os momentos. No entanto, quando muitas dessas células se acumulam, elas podem ficar presas nos folículos pilosos. Quando isso acontece, uma nova mancha irá aparecer. Normalmente, é a combinação da célula morta com o óleo que cria um ambiente propício para as bactérias causadoras da acne.

Pele morta (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Oscilações hormonais

Surtos de acne repentinos podem acontecer devido a mudanças drásticas nos hormônios. Isso acontece especialmente em mulheres. Por exemplo, uma mulher que está perto de menstruar tem chances de ter um surto de acne. Além disso, as grávidas ou aquelas perto da menopausa tendem a sofrer surtos graves que aparecem do nada. Os homens também podem ter esses surtos de acne causado por hormônios, mas isso ocorre geralmente durante a puberdade, quando os níveis de testosterona estão altos.

Período menstrual (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O que não causa acne severa

Agora que você sabe o que fazer com a acne severa, vamos esclarecer alguns mitos sobre as causas da acne. A acne não é causada pelo consumo constante de alimentos doces e nem pela ingestão de café ou refrigerante. Ela tampouco é causada por falta de limpeza na pele e as pessoas com acne não são sujas.

Acne (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
Loading...
Loading ...
Loading ...