Quais as causas da tela verde em uma conexão HDMI?

A tecnologia de home theater está constantemente oferecendo novas formas de entregar a imagem e o som na melhor qualidade possível, melhorias na forma como o conteúdo é exibido, a forma como é armazenado e transmitido de dispositivo para dispositivo. Tudo isso tem evoluído na configuração desses dispositivos. As novas tecnologias, no entanto, nem sempre funcionam corretamente com equipamentos mais antigos, e até mesmo um novo equipamento pode não funcionar perfeitamente, como quando dispositivos HDMI exibem telas verdes.

HDMI e HDCP

HDMI significa High Definition Multimedia Interface (Interface multimidia de alta definição) e é uma forma totalmente digital de fornecer conteúdo de alta definição a partir de um dispositivo para um display. O HDMI tem uma tecnologia acompanhante associada a ele, que muitas vezes pode provocar problemas em alguns dispositivos. Esta tecnologia é a HDCP, que significa High Bandwidth Digital Content Protection (Proteção da transmissão de conteúdo digital), sendo esta projetada para proteger o conteúdo de ser gravado. Ela criptografa o conteúdo que está sendo enviado através do HDMI e faz verificações para garantir que o dispositivo de recepção do conteúdo é HDCP-certificado e não é capaz de gravar o sinal ou transmiti-lo para outro dispositivo.

Sincronização

Cada vez que o HDMI se conecta a um novo dispositivo, o HDCP precisa sincronizar com o dispositivo. Este processo é chamado de "handshake" ("aperto de mão", em tradução literal). Ocasionalmente falhará impedindo qualquer vídeo de ser exibido. Isto pode resultar em estática, tela preto, uma mensagem de erro ou em uma tela de verde, dependendo do dispositivo.

Compatibilidade

Alguns dispositivos não são compatíveis uns com os outros ou com o HDCP. Alguns aparelhos TiVo, por exemplo, não vão funcionar com certas TVs, o que pode resultar em uma tela verde ou erro similar. Televisores de alta definição mais velhos muitas vezes são suscetíveis a problemas de compatibilidade quando conectados a um equipamento mais recente usando HDMI.

Corrigindo

Se você está vendo a tela verde, como resultado de um problema de sincronização, desconecte e reconecte o cabo de HDMI várias vezes para tentar um novo aperto de mão. Alguns dispositivos terão de ser completamente desligado antes de fazer um aperto de mão bem sucedido. Se a tela verde persistir, então o problema pode ser compatibilidade. Confira os fabricantes de dispositivos para atualizações de firmware que irão corrigir o problema. Se não houver atualizações de firmware ou o problema persistir, então mude de HDMI para cabos componentes isso irá eliminar o HDCP e os problemas de compatibilidade. A perda de qualidade quando se muda de HDMI para cabo de vídeo componente é muitas vezes imperceptível.

Equipamento ruim

Em algumas televisões a tela verde é utilizada como uma mensagem de erro, o que indica que o sinal não está sendo recebido adequadamente. Se estiver usando dispositivos que não têm quaisquer problemas de compatibilidade conhecidos, então o problema pode ser com o cabo HDMI. Substituir o cabo defeituoso deve permitir que o conteúdo seja exibido corretamente.

eHow Brasil
×