Quais são as causas de tontura associada ao movimento dos olhos?

Escrito por angela tung | Traduzido por monica ferreira rocha lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas de tontura associada ao movimento dos olhos?
O movimento irregular dos olhos causa tonturas (eyes image by DXfoto.com from Fotolia.com)

De acordo com o Vestibular Disorders Association (VEDA), o equilíbrio depende dos sinais que o cérebro recebe dos músculos e articulações, ouvido interno e olhos, mas o comprometimento de um ou mais deles provoca tonturas.

Os olhos ajudam a manter o equilíbrio, fornecendo informações visuais para o cérebro, contudo, se os sinais errados atingirem o cérebro, seja através do ouvido interno ou dos músculos e nervos, os olhos se moverão de forma irregular, causando tonturas.

Outras pessoas estão lendo

Nistagmo

O nistagmo é um movimento rápido e involuntário dos olhos e, de acordo com o National Institutes of Health (NIH), pode ocorrer na horizontal, lado a lado, vertical, para cima e para baixo ou rotativo. Dependendo da causa, ocorre em um ou ambos os olhos.

Quais são as causas de tontura associada ao movimento dos olhos?
O nistagmo faz seu mundo girar (merry-go-round image by Jorge Moro from Fotolia.com)

Tipos de nistagmo

Existem dois tipos de nistagmo: congênitos e adquiridos. Segundo dados do NIH, o nistagmo congênito surge ao nascer, ou logo após, e geralmente aparece de forma leve ou quase imperceptível. Raramente essa doença se desenvolve devido à baixa ou perda total da visão e esse tipo de nistagmo não é tão associado a tonturas.

De acordo com o Manual Merck, o nistagmo adquirido se desenvolve ao longo da vida e normalmente causa tonturas classificada como vertigens. Ele dá a sensação de que você, tudo ao seu redor, ou ambos estão girando, embora você esteja parado, e muitas vezes vem acompanhada de náuseas e perda de equilíbrio.

Nistagmo adquirido: VPPB

Segundo o National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (NIDCD), o nistagmo é uma característica da vertigem posicional paroxística benigna ou VPPB, tendo como resultado episódios intensos de vertigem com duração máxima de 15 segundos. Isso ocorre quando sua cabeça está em posições em particular.

Ele acontece quando a otocônia, pequenos cristais de carbonato de cálcio do ouvido, caem no canal errado, resultando em sinais conflitantes ao cérebro sobre a posição da cabeça. A VPPB pode ser causada por traumatismos cranianos, envelhecimento ou vírus, podendo ser tratada com técnicas não-invasivas no consultório do seu médico.

Nistagmo adquirido: Esclerose múltipla

De acordo com a Mayo Clinic, a esclerose múltipla é uma doença inflamatória na qual o sistema imunológico destrói a proteção dos nervos. Como resultado, a comunicação entre o cérebro e o corpo fica comprometida, os nervos se deterioram e as pessoas podem perder a capacidade de andar ou falar.

Segundo a Health Central, outro sintoma dessa doença é o nistagmo. Se os nervos que envolvem os músculos dos olhos estão inflamados, sua movimentação se torna limitada ou irregular. Isto, em combinação com os nervos inflamados do ouvido interno, resultará em tontura, vertigem, visão dupla, desequilíbrio ou náusea.

Diplopia

No Manual Merck, a diplopia, ou visão dupla, é ver duas imagens de um mesmo objeto. Isso ocorre quando apenas um olho está aberto, ou se as imagens desaparecem quando um deles está fechado.

Segundo o site WebMD, diplopia é um sintoma grave que deve ser discutido com o seu médico o mais rápido possível. Sua possíveis causas incluem infecção ou danos à córnea, catarata, problemas musculares, problemas nos nervos causados ​​pela esclerose múltipla ou outras doenças nervosas, acidentes vasculares cerebrais, aneurismas, traumatismo craniano, tumores ou enxaquecas.

Os sintomas incluem estrabismo, enquanto um dos olhos olha em frente, o outro se desvia, dor ao movimentar os olhos ou ao redor deles, dor de cabeça, fraqueza nos olhos, pálpebras caídas, tonturas e náuseas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível