Quais são as causas da tontura?

Escrito por venice kichura | Traduzido por wanderson david
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas da tontura?
Quando estiver se sentindo tonto, não se levante repentinamente. (closeup of sexy woman lying down peacefully image by Ken Hurst from Fotolia.com)

Sentir tonturas pode ser uma sensação assustadora como se estivesse em uma montanha russa. As tonturas não dão aviso prévio, mas vêm de repente sem razões evidentes e, logo depois, vão embora rapidamente, assim como chegaram. Às vezes é um problema crônico ou duradouro. Embora se sentir atordoado ou tonto não seja uma doença, é um sinal de que algo não está bem. Em vez de simplesmente ignorá-la ou tentar achar um remédio caseiro, é importante determinar sua origem.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

A tontura, uma condição que ocorre quando o cérebro não recebe quantidade suficiente de sangue, é sentida como se você estivesse prestes a desmaiar. Porém, esse tipo de tontura não é tão grave como um desmaio real. Diferente do desmaio, você normalmente não sente que tudo em sua volta está se movendo. As tonturas costumam retroceder quando você se deita e sensações de enjoo podem acompanhá-las.

Queda da pressão sanguínea

Uma condição conhecida como "hipotensão postural" ou queda da pressão sanguínea pode causar tonturas. Quando você está de pé, seu coração bombeia mais sangue do que de costume para compensar o sangue que está se acumulando nas pernas. Quando esse método não surte efeito, as mudanças de postura como se levantar rapidamente ou se encurvar podem resultar em tonturas ou atordoamentos. A visão escura e até mesmo desmaios podem resultar em casos mais sérios.

Vertigem

Sempre que uma sensação de rotação acompanha a tontura, há uma possibilidade de que você tenha um problema no ouvido interno, conhecido como vertigem. Geralmente vista em pessoas mais velhas, a vertigem envolve o ouvido interno, que dá o equilíbrio ao corpo. Ela pode ser tratada com medicamentos que reduzem o volume de sangue no corpo e, por isso, diminuem a pressão sanguínea. Procure por outras causas de tontura, como ficar de pé após uma refeição farta, não tomar a quantidade correta de água ou quando acorda de manhã.

Sangramento

O local do sangramento normalmente é aparente, mas, ás vezes, fica escondido, como no caso do sangramento do trato digestivo que, embora em pequenas quantidades, continua por dias ou semanas sem ser percebido. A fatiga e a tontura podem ser sintomas visíveis da perda de sangue. A perda sangue em um ciclo menstrual intenso também pode causar tontura.

Problemas de saúde

A tontura pode acompanhar doenças como o resfriado comum, a gripe ou alergias. Também pode ser causada por hipoglicemia (baixo índice de açúcar no sangue). Condições mais graves que levam à tontura podem incluir problemas do coração, como ritmos anormais. Derrames e extrema queda da pressão do sangue (choque) também podem causar a tontura. Quando estiver sofrendo qualquer uma dessas desordens, geralmente há outros sintomas como taquicardia, perda da fala, dores no peito e mudanças na visão.

Dicas

Quando estiver se sentindo tonto, não se levante nem se curve repentinamente. Calças estreitas ou meias podem ajudar a fluir o sangue de volta ao cérebro. Beba pelo menos oito copos de água e outros líquidos. Evite álcool pois atrapalha o equilíbrio corporal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível