Mais
×

Quais as causas da umidade ao redor do vaso sanitário em piso de azulejos?

Vários fatores podem levar ao acúmulo de umidade ao redor de um vaso sanitário assentado sobre piso de azulejos. Detectar a causa geralmente requer uma simples inspeção. Seja qual for o motivo, certifique-se de resolver o problema rapidamente, pois um vazamento aumentará sua conta d'água.

Várias causas podem levar ao acúmulo de umidade ao redor de um vaso sanitário (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Condensação no tanque

Principalmente em climas úmidos, o vaso sanitário pode suar. Este suor, ou condensação, é causado pela diferença de temperatura entre a água que está no vaso, geralmente fria, e a temperatura do ar do banheiro do lado de fora, quente e abafada. Isto ocorre mais frequentemente no verão do que no inverno, mas pode acontecer em qualquer época. A condensação irá gotejar e acumular no piso ao redor da base do vaso.

Principalmente em climas úmidos, o vaso sanitário pode suar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Conexão da mangueira d'água apresenta defeito

Umidade no piso ao redor do vaso sanitário pode ter origem na conexão da mangueira de fornecimento de água ao vaso ou na válvula de fechamento. Você pode verificar se há vazamentos nestes pontos colocando uma toalha de papel no chão diretamente embaixo da válvula de fechamento e sob o local onde a mangueira conecta-se à base da válvula de enchimento, abaixo do vaso. Espere cinco minutos e verifique. Eliminar o vazamento é simples; basta usar uma chave ajustável para soltar e realinhar o parafuso de conexão sob o vaso ou na válvula de fechamento.

Eliminar o vazamento será simples usando uma chave ajustável (Comstock/Comstock/Getty Images)

Abaixo da bacia sanitária

Se a água vem de baixo da bacia é sinal de que o anel de vedação precisa ser substituído, mas também pode ser preciso usar mais do que um simples lacre. Se você observar que além de água ao redor da base do vaso há mau cheiro no banheiro, o culpado deve ser o anel de vedação, a flange ou o dreno de escoamento. Você terá que instalar um novo anel de vedação. Examine também a flange na qual o vaso está assentado para certificar-se de que não esteja danificada e necessitando de reparos ou substituição. Outra causa de vazamentos em baixo da bacia é uma possível interrupção no encanamento de esgoto.

Se a água vem de baixo da bacia é sinal de que o anel de vedação precisa ser substituído (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vazamento na válvula de fechamento

A água pode vazar da conexão do cano atrás da válvula de fechamento. Dependendo do tipo de válvula, você pode apertá-la no encanamento usando uma chave ajustável. Pode ser que seja necessário substitui-la. Nesse caso, certifique-se de primeiramente fechar o registro geral de sua casa.

A água pode vazar da conexão do cano atrás da válvula de fechamento (Comstock/Comstock/Getty Images)

Vazamento vindo de dentro do vaso

Verifique se a água que vaza no chão vem do interior do vaso colocando cápsulas de corante na água do vaso. Use corante suficiente para obter uma coloração intensa. Você pode usar corante alimentício ou café instantâneo. Espere 30 minutos e observe a cor da água que vaza ao redor do vaso, principalmente nos parafusos da bacia e da espuma de vedação da válvula de descarga. Uma trinca no vaso significa que você terá que substituí-lo.

Uma trinca no vaso significa que você terá que substituí-lo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Outras fontes

O vaso sanitário geralmente é a peça mais baixa do banheiro. A água do chuveiro ou banheira pode se acumular no chão ao redor dele.

A água do chuveiro ou banheira pode se acumular no chão ao redor do vaso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article