Quais as causas de vertigem matinal?

Escrito por ezmeralda lee | Traduzido por jéssica rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as causas de vertigem matinal?
Jovem mulher segurando a cabeça enquanto deitada (Theepatheep Kawinpathawee/iStock/Getty Images)

A vertigem, frequentemente descrita como tontura, é uma sensação de que tudo gira ao seu redor ou que se está girando. As causas de vertigem matinal são as mesmas da experimentada em outras horas do dia. Levantar e sentar-se abruptamente pode, com frequência, causar vertigem matinal; essa mudança de movimento torna a vertigem mais notável na parte da manhã.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Existem dois tipos de vertigem ligados a diferentes causas. O primeiro é a vertigem periférica, que ocorre por um problema no ouvido interno ou no nervo vestibular, que serve de peça condutora entre o tronco encefálico e o ouvido interno. O segundo tipo é a vertigem central, causada por problemas no cérebro.

Quais as causas de vertigem matinal?
Perfil e orelha de jovem (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Causas da vertigem periférica (ouvido interno)

Medicamentos, ferimentos, doenças e distúrbios podem causar vertigem como resultado de problemas no ouvido interno. A síndrome de Ménière é um distúrbio que afeta a audição e o equilíbrio, frequentemente causando vertigem, assim como a labirintite, outro distúrbio no qual o ouvido interno fica irritado e inchado. As vertigens causadas por esses distúrbios podem ocorrer nas manhãs porque o corpo é movido rapidamente da posição na qual estava por várias horas durante o sono, o que leva ao desequilíbrio do ouvido interno e à vertigem. Lesões na cabeça, vertigem posicional benigna, remédios como aminoglicosídeos e antibióticos também podem causar esse tipo de vertigem.

Quais as causas de vertigem matinal?
Médica examinando ouvido interno de uma mulher (Wavebreakmedia Ltd/Wavebreak Media/Getty Images)

Causas da vertigem periférica (nervo vestibular)

A inflamação e compressão do nervo vestibular são causas comuns de vertigem periférica. A inflamação do nervo pode ser causada por infecção ou medicação. Já a compressão é geralmente causada por um tumor próximo ao nervo.

Quais as causas de vertigem matinal?
Ilustração de nervos e neurônios (Kiyoshi Takahase Segundo/iStock/Getty Images)

Causas da vertigem central

A vertigem central é causada por problemas no cérebro, mais frequentemente problemas que afetam o tronco encefálico ou o cerebelo. O álcool é uma causa bastante comum da vertigem central, que quando experimentada pela manhã pode ser resultado de ressaca. Outras drogas, como anticonvulsivos e analgésicos, também podem causar vertigem. Essa condição também pode ser causada por doenças vasculares, com mais frequência inclusive, por causa da dormência de fluxo de sangue vagaroso durante o sono. Enxaquecas, convulsões e esclerose múltipla também são causas de vertigem central.

Quais as causas de vertigem matinal?
Homem com dor segurando a cabeça (nebari/iStock/Getty Images)

Advertências

Os médicos advertem que as pessoas que experimentam acometimentos recorrentes de vertigem, sozinha ou associada a outros sintomas, devem procurar uma avaliação médica profissional. Sintomas como fortes dores de cabeça, visão borrada, problemas na fala, perda de audição, desmaios, fraqueza nos membros, dormência, dores no peito e dificuldades ao caminhar, quando combinados com vertigem, devem ser reportados imediatamente a um profissional médico.

Quais as causas de vertigem matinal?
Médica conversando com mulher sobre seus sintomas (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível