×
Loading ...

Quais células podem ser vistas a olho nu?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Todos os organismos conhecidos são feitos de células. Alguns organismos são unicelulares, enquanto outros são multicelulares. O corpo humano, por exemplo, contém pelo menos 60 trilhões de células. A maioria das células são microscópicas e são visíveis apenas com o auxílio de instrumentos ópticos. Algumas, no entanto, são grandes o suficiente para que você possa vê-las por conta própria.

As células são a unidade básica da vida (new cells 6 image by chrisharvey from Fotolia.com)

Óvulo humano

O óvulo humano é grande o suficiente para ser visível a olho nu. O óvulo mede cerca de 0,1 mm ou 100 micrômetros de diâmetro.

Loading...

Bactéria gigante

A maioria das bactérias são minúsculas e só podem ser vistas através de um microscópio, mas existem algumas exceções. Por muitos anos, acreditou-se que a Epulopiscium fischelsoni era a maior, e às vezes atinge 500 micrômetros ou metade de um milímetro de tamanho, que é do tamanho de um ponto final (.) após uma frase. Ela vive nas vísceras de algumas espécies de peixes ao largo da costa da Austrália e no Mar Vermelho. A maior bactéria conhecida, no entanto, é a Thiomargarita namibiensis, encontrada na costa da Namíbia, na África, podendo chegar a 750 micrômetros de diâmetro -- uma verdadeira gigante entre as bactérias.

Amebas gigantes

As amebas são geralmente chamadas de micróbios, mas para algumas amebas esse termo não se encaixa, como por exemplo a Gromia sphaerica. Essa ameba foi encontrada na costa das Bahamas e no Mar da Arábia. Ela cresce até cerca de 1,2 centímetros de diâmetro, aproximadamente o tamanho de uma uva.

Células nervosas das lulas

As lulas possuem algumas células nervosas geralmente grandes. O axônio da lula mede cerca de 1 mm de diâmetro, grande o suficiente para ser vista a olho nu. Os axônios gigantes das lulas têm desempenhado um papel importante na história da neurociência, porque como eram grandes e fáceis de trabalhar, os cientistas na década de 1940 e 1950 usavam esses axônios para aprender como os sinais elétricos viajam através dos nervos.

Ovos de pássaros

O lugar mais fácil de encontrar células que você pode ver está na sua geladeira. Cada ovo de galinha é um único óvulo não fertilizado. Os ovos de avestruz são a maior de todas as células (pelo menos entre as espécies existentes). Um ovo de avestruz pode pesar até 1,37 quilos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...