Quais chapéus homens usam em Paris?

Escrito por matthew caines | Traduzido por pedro antunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais chapéus homens usam em Paris?
O fedora foi nomeado a partir de uma peça parisiense de Victorien Sardou (fedora image by Jeffrey Sinnock from Fotolia.com)

Paris é considerada por muitos a capital mundial da moda. Com distritos de compras aclamados internacionalmente, como o Saint-Germain-de-Prés e o Le Marais, não é à toa que a capital francesa está associada a tantos estilos e tendências. Chapéus masculinos são uma das coisas sobre a qual a França - e Paris - tem um monopólio através da história, particularmente com chapéus para homens como as boinas e os fedora.

Outras pessoas estão lendo

A boina

Possivelmente uma das peças mais famosas e icônicas na história dos adereços de cabeça, a boina francesa era originalmente usada pelos bandidos da guilhotina do século 18. Ela se tornou um acessório padrão para todos os homens em regiões rurais e mais tarde tornou-se um símbolo da Resistência Francesa, dando origem a uma famosa lenda de que era possível identificar a posição política de um homem pela inclinação de sua boina. A boina era um adereço exclusivamente masculino até os anos 1920 quando estrelas de Hollywood, como Marlene Dietrich, usaram a peça. Atualmente, a boina ainda é usada por homens parisienses e é normalmente feita de lã com uma faixa de seda ou couro ao redor da base do chapéu. Marcas modernas como a Kangol ajudaram a vender o chapéu como uma famosa peça parisiense e um acessório masculino obrigatório.

Quais chapéus homens usam em Paris?
A boina parisiense permanece um acessório masculino na moda (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O fedora

Apesar de não ser exclusivamente parisiense, o fedora tem, na verdade, profundas raízes francesas. O nome para o adereço de cabeça vem do título de uma heroína da peça Fedora (nomeada por ela), apresentada em Paris por Victorien Sardou em 1882. Talvez um ícone mais da moda ocidental, o chapéu ainda é usado por homens em todo o mundo, inclusive em Paris. O chapéu em si é normalmente feito de feltro e tradicionalmente tem uma longa prega no meio da cabeça. A prega é, então, apertada nas duas extremidades para dar um acabamento forte e pontudo. O acessório teve um recente ressurgimento na moda depois de desaparecer dos gangsters da era da proibição na América do Norte. O chapéu foi redesenhado e lançado por marcas famosas, como a Goorin Brothers.

Quais chapéus homens usam em Paris?
O fedora tornou-se um acessório moderno nos últimos anos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

O chapéu pork pie

Novamente, apesar de não ser tradicionalmente associado a Paris, esse chapéu é usado por entusiastas de jazz, blues e ska da capital francesa e da Europa. Concebido na Jamaica e importado para a Europa por músicos britânicos, o chapéu é assim nomeado por ter o formato parecido com uma torta de porco inglesa. Com a propagação do popular jazz e blues, o chapéu pork pie viajou para a Europa e para Paris. Parecido com um fedora, esse acessório tem uma aba mais curta, voltada para cima, e tem o topo achatado, em vez de uma prega. Pelo menos a extremidade dianteira ainda é apertada para fazer uma ponta forte. Recentemente, o chapéu pork pie tem sido visto em desfiles de moda parisienses de John Galliano na semana de moda de Paris de 2010.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível