Quais são as cinco dimensões da personalidade de marca?

Escrito por kristin jennifer | Traduzido por pedro santos
Quais são as cinco dimensões da personalidade de marca?

A personalidade da Coca-Cola é honesta, genuína, alegre e americana

Tom Pennington/Getty Images News/Getty Images

“Personalidade de marca” é um termo que se refere às características humanas ou às emoções que distinguem a marca. Empresas usam a personalidade de marca para identificar seu consumidor ideal e direcionar a força de vendas e o marketing para aquele público. O uso de personalidade de marca pode inspirar a paixão do consumidor por marcas específicas. As personalidades de marcas estão divididas em cinco dimensões ou categorias. Algumas marcas podem se enquadrar nas cinco dimensões.

Outras pessoas estão lendo

Sinceridade

As dimensões de personalidade de marca abrangem certo conjunto de características identificáveis com aquela dimensão em particular. A dimensão conhecida como sinceridade se refere a marcas que são pé no chão, honestas, autênticas e alegres. A marca não precisa ter todos os traços para ser identificada dentro de uma dimensão, mas deve se identificar fortemente com pelo menos uma. Marcas que são apresentadas como sendo sinceras em termos de personalidade podem atrair consumidores em diversos públicos-alvos que estejam procurando uma abordagem direta para o produto que estão adquirindo.

Entusiasmo

A dimensão do entusiasmo anuncia traços como ousadia, animação, imaginação e modernidade. A personalidade de marca do entusiasmo agrada aos indivíduos que procuram um senso de aventura para suas vidas, bem como àqueles que já vivem vidas empolgantes e aventureiras. O consumidor ideal para uma personalidade entusiasmada pode incluir um indivíduo jovem, aventureiro, que vê a si mesmo como alguém fora e à frente da cultura padrão.

Competência

A competência transmite características de confiabilidade, sucesso, responsabilidade, confiança e eficiência. Empresas que fazem o marketing de suas marcas dizendo que são competentes buscam competir com marcas que têm marketing de personalidade focado em entusiasmo. As indústrias automotivas e de tecnologia de informação tendem a apresentar marcas concorrentes que lutam pelos reais do consumidor com base em competência e entusiasmo. Na indústria da tecnologia de informação, marcas como Apple competem, simultaneamente, tanto pelo entusiasmo quanto pela compra baseada na competência.

Sofisticação

Empresas que qualificam uma marca como sofisticada em seu marketing invocam traços como charme, glamour, pretensão e romance. Marcas nessa categoria também se apresentam como sendo de classe alta. Clientes em camadas socioeconômicas mais elevadas podem se identificar com essas marcas. Produtos nessa dimensão incluem itens de luxo.

Robustez

Consumidores que se identificam como apreciadores da vida ao ar livre, durões, fortes e robustos podem comprar produtos que cujo marketing possui a dimensão de personalidade de marca da robustez. Estas marcas têm maior probabilidade de serem relacionadas a equipamento para acampar e a veículos usados para arrastar gado ou a equipamentos de fazenda.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media