Quais são os cinco fatores econômicos que afetam o retorno das ações

Escrito por donald harder | Traduzido por thais previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os cinco fatores econômicos que afetam o retorno das ações
Medo e ganância também influenciam o preço das ações (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Ações são muitas vezes referidas como frações porque cada ação representa uma unidade de participação acionária na empresa que as emitiu. Quando o preço das ações sobe, oferece aos investidores um retorno sobre seu investimento. Os preços das ações sobem e descem em resposta à oferta e à demanda, as quais exigem mudanças ao longo do tempo, em resposta a vários fatores econômicos.

Outras pessoas estão lendo

Fundamentos da empresa

A demanda de compra de uma empresa aumenta ou diminui em resposta aos ganhos atuais da mesma e à sua capacidade de ganhar dinheiro no futuro. Se uma empresa tem muitas dívidas, por exemplo, os investidores podem determinar que ela vai perder poder aquisitivo no futuro, então, muitos vão vender, criando oferta e preços baixos das ações. Da mesma forma, se os ganhos da empresa estão crescendo a cada trimestre, isso pode indicar aos investidores que o seu potencial está crescendo, fazendo com que mais pessoas comprem suas ações, aumentando dessa maneira os seus preços.

Fundamentos da indústria

O preço que os investidores estão dispostos a pagar por uma ação também é influenciado por mudanças e pressões enfrentadas pela indústria da qual a empresa faz parte. Por exemplo, uma empresa pode ser saudável financeiramente, mas se a indústria tem uma taxa de crescimento em declínio pode criar pressão de venda sobre as ações, fazendo com que seu preço caia.

Economia nacional

Uma empresa pode ser bem administrada, ter bons ganhos e dívida baixa. No entanto, se a economia nacional estiver decrescendo, isso pode afetar seus resultados futuros em potencial. Por exemplo, a saúde da economia nacional impacta a capacidade de consumo e gasto dos consumidores. Por outro lado, se o desemprego estiver em baixa e o poder de compra da moeda não estiver diminuindo por causa da inflação, o poder de compra do consumidor cresce, o que pode impactar positivamente os lucros da empresa.

Economia global

Hoje, muitas empresas vendem produtos aos consumidores e a outras empresas em nível mundial. A força ou a fraqueza da economia global pode ter um impacto direto sobre a capacidade de uma empresa para ganhar dinheiro. Se o crescimento da economia mundial desacelera, os preços das ações geralmente diminuem em resposta. Da mesma forma, se a economia global começar a crescer a um ritmo mais rápido, em geral os preços das ações subirão em resposta.

Custo dos recursos

O custo dos recursos que uma empresa utiliza pode ter um impacto direto na sua capacidade de ganhar dinheiro. Por exemplo, os lucros das empresas de transporte tais como companhias aéreas são afetados diretamente pelo preço do petróleo. Se os preços do petróleo sobem, ocorre um declínio nos lucros. Os fabricantes de automóveis são afetados diretamente pelo preço do aço. Quando sobe, os custos de produção aumentam. Isso significa que os fabricantes de automóveis terão de aumentar o preço dos carros novos, impactando negativamente a demanda por carros novos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível