Quais são as cinco habilidades de escuta ativa que você pode utilizar em sua futura ocupação?

Escrito por david stewart | Traduzido por ana rodrigues
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Seja qual for a ocupação, todo mundo passa uma parte significativa do seu tempo interagindo com os colegas de trabalho, supervisores e subordinados no local de trabalho. A escuta ativa é importante para capturar o significado correto das instruções, bem como para obter uma imagem clara do trabalho que se espera realizar. Isso ajuda a melhorar o desempenho no trabalho e a produtividade, reduz o erro e também ajuda a construir um relacionamento com as pessoas.

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Fique atento

O aspecto mais importante de ouvir está em prestar atenção ao que o orador diz. Mostre que você está realmente interessado na conversa, mantendo o contato visual. Permitir que seus olhos se percam ao redor da sala, olhar para uma tela de computador e acenar distraidamente, ou examinar suas unhas ou o teto é uma indicação clara de desinteresse. Encare a pessoa, olhe para seu rosto e incline-se um pouco em direção a ela. Combine isso à comunicação não-verbal com reconhecimentos verbais breves frequentes, como "sim", "uh-hum" e "eu entendo".

Evite a interrupção

Dê ao orador a sua atenção, sem permitir que sua mente se desvie em partes desnecessárias. Anote os pontos relevantes durante as reuniões e discussões. Não interrompa com seus próprios comentários, desacordo ou perguntas até que o orador tenha terminado. Quando você o interrompe, isso irrita o orador e, muitas vezes desvia a atenção da importância do momento, que ele está tentando manter. Aguarde até que o orador tenha terminado e, em seguida, peça esclarecimentos sobre qualquer ponto que você não tenha entendido. Não diminua a gravidade das discussões por piadas inanes, sussurros ao seu vizinho ou o lançamento em uma diatribe sobre algum tópico relacionado.

Responda ao orador

Se o orador pede sua opinião, responda de forma adequada, de forma a matéria de fato. Forneça informações que sejam relacionadas, e evite dar a sua opinião pessoal, a menos que seja especificamente solicitado a fazê-lo. Se você tiver dúvidas sobre algo que o orador transmitiu, expresse-as em um tom assertivo, mas respeitoso. Se um colega de trabalho estiver compartilhando seus sentimentos sobre um incidente desagradável, não se dê conta de como você enfrentou uma situação similar. Pelo contrário, solidarize-se com palavras mostrando entender sua agonia.

Resuma e parafraseie

Quando você recebe instruções sobre a tarefa que tem que executar, certifique-se de obter informações completas e precisas. Após a conclusão do orador, repita com suas próprias palavras o que entendeu, e peça a confirmação de que você ouviu direito. Quando um projeto envolve várias complexidades, você precisa ter cuidado extra para se certificar de que o que você ouviu é realmente o que a pessoa disse. Repita com suas próprias palavras o que você acredita que o orador esteja dizendo. Pergunte: "O que eu ouvi é isto .... É isso que você quer dizer?".

Questione o que não foi entendido

Incentive o orador a compartilhar mais informações por meio de perguntas abertas, como: "O que devo fazer agora?" Ou "Por que devemos seguir este curso de ação?" Isso mostra o seu interesse em obter a imagem completa e preenche as lacunas na sua compreensão, permitindo que você realize o melhor trabalho.

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